back to top
24.9 C
Vitória
quarta-feira, 12 junho 2024

Filmes “teen” revelam amizades tóxicas e seus danos

Foto: Reprodução

Há filmes cujas abordagens evidenciam casos de amizade que não são saudáveis. Confira a reflexão, com comentário sobre o tema do psicólogo Marcelo Aguiar

Por Carolina Leão

Nesta última semana, foi comemorado o “Dia da Amizade”, em 14 de fevereiro. Esse tema é importante para refletir positivamente sobre amizades verdadeiras, mas também é válido para lembrar as chamadas “amizades tóxicas”, aquelas relações que, na verdade, não são saudáveis. 

Há filmes cujas abordagens evidenciam casos em que esse tipo de relacionamento acontece. Confira alguns exemplos:

De repente 30

Filmes "teen" revelam amizades tóxicas e seus danos
Foto: Reprodução

Com o filme “De repente 30”, é possível identificar amizades tóxicas tanto entre os adolescentes quanto os adultos. O romance conta a história de Jenna Rink, uma adolescente de 13 anos, insatisfeita com a realidade atual, que deseja se tornar adulta. Na escola de Jenna, tem uma adolescente chamada Lucy Wyman, também conhecida como “Tom-tom”, que é uma garota popular da escola. Já em uma das primeiras cenas, Jenna se dispõe a fazer um trabalho da escola para Tom-tom e suas outras 5 amigas, em troca delas comparecerem à festa de aniversário de 13 anos de Jenna. 

- Continua após a publicidade -

No caminho para casa, Jenna conversa com seu amigo Matty e ele tenta alertá-la sobre essa relação com Lucy Tom-Tom não ser boa. Mas ela responde que considera a garota como uma amiga. É nítido que a Lucy se aproveita dessa situação e despreza Jenna, enquanto esta é prejudicada com essa relação que a inferioriza. Pode-se dizer que situações como essa são evidências “exageradas”, mas chamam atenção para o tema que pode acontecer também de forma sutil. 

Enquanto se esforça para pertencer a essa amizade tóxica, Jenna acaba tendo um comportamento que não é saudável também com Matty, que é um verdadeiro amigo para ela. Mas na busca por chamar a atenção as populares da escola, Matty vai ser deixado em segundo plano. 

Mais adiante, numa projeção de uma vida adulta das garotas, a amizade entre Lucy e Jenna continua não sendo verdadeira e Lucy trai a confiança de Jenna. 

Meninas Malvadas

Filmes "teen" revelam amizades tóxicas e seus danos
Foto: Reprodução

Esse mesmo desejo de pertencer de “De repente 30” também pode ser visualizado na história de “Meninas Malvadas”, o filme que boa parte dos adolescentes do início dos anos 2000 já assistiu. Essa história, aparentemente clichê, também pode ser útil à reflexão ao olharmos para a protagonista Cady Heron. A garota de 16 anos nunca tinha ido à escola até então, porque ela passou boa parte de sua vida morando na África com seus pais e sendo educada em casa. 

Quando entra nesse novo mundo do colegial, Cady faz dois amigos: Janis Ian e Damian, que a ajudam nesse processo de adaptação. Por meio deles, Cady toma conhecimento do grupo “As poderosas”, que são as garotas populares da escola. Movida pelo desejo de pertencer a esse grupo, Cady começa a tomar atitudes tóxicas contra sua própria identidade, “abandonando” e até desvalorizando seus amigos Janis Ian e Damian, e se submetendo às vaidades das meninas populares, que se aproveitam do fato dela querer se aproximar. Neste caso, tanto a Cady é tóxica com seus amigos Janis Ian e Damian, quanto “as poderosas” são tóxicas com a Cady. Antes da história tomar um novo rumo, Cady vai enfrentar muitas decepções ao tentar se enquadrar nesses relacionamentos que não são saudáveis. 

Sierra Burgess É Uma Loser

Filmes "teen" revelam amizades tóxicas e seus danos
Foto: Reprodução

‘Sierra Burgess É Uma Loser’ é um filme de 2020 da Netflix. Sierra (Shannon Purser) é uma adolescente inteligente, mas que não se encaixa exatamente nos padrões de beleza impostos no ensino médio. Quando um incidente de confusão de identidade resulta em um romance inexperado em sua vida, ela se vê precisando se juntar a garota mais popular da escola, Veronica, para poder ficar com o menino que gosta. 

 
A partir disso, as duas criam uma “amizade” e Sierra passa a conhecer os segredos de Veronica. Porém, em determinado momento do filme, Sierra revela esses segredos a público, demonstrando uma atitude tóxica, com a intenção de difamar a garota.

Análise profissional sobre o tema

Filmes "teen" revelam amizades tóxicas e seus danos

Com essas abordagens, embora muitas vezes consideradas clichês, é possível refletir sobre comportamentos e situações que as pessoas podem se submeter, movidas por essa necessidade de pertencer a um grupo, mas que não lhe faz bem. Essas situações são possíveis de acontecer, mesmo que em proporções diferentes, na realidade. Há sinais e comportamentos típicos que revelam uma amizade tóxica. 

O psicólogo Marcelo Aguiar destacou algumas evidências para se identificar uma amizade que não é saudável: 

  • Possessividade – o amigo que não quer dividir você com mais ninguém
  • Criticismo – o amigo que vive colocando você para baixo
  • Dependência – o amigo que recorre a você o tempo todo e acaba asfixiando
  • Má influência – o amigo que afasta você de Deus e da sua vontade
  • Manipulação – o amigo que usa de chantagem emocional para conseguir o que quer
  • Falsidade – o amigo que fala de você pelas costas
  • Egoísmo – o amigo para quem os únicos problemas e assuntos importantes são os dele
  • Inveja – o amigo que não fica feliz com o seu sucesso
  • Omissão – o amigo que não lhe diz aquilo que você precisa ouvir
  • Covardia – o amigo que abandona você na hora do perigo.
  • Observação: Será que essas pessoas merecem realmente ser chamadas de amigas?

Marcelo Aguiar é formado em Psicologia, escritor e pastor da Igreja Batista da Mata da Praia, em Vitória – ES, além de compor o grupo de articulistas da revista Comunhão.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -