O bispo egípcio Angaelos, um importante líder copta, disse em um sermão após a morte de 29 fiéis nas mãos de jihadistas que todos fomos criados à imagem de Deus incluindo os terroristas e que o Senhor deseja transformá-los.
“Mesmo os terroristas são amados por Deus, não pelo que eles fazem, mas porque foram criados para coisas muito maiores”, assegurou o bispo geral da Igreja Copta Ortodoxa no Reino Unido.
Angaelos disse que tinha uma mensagem para os soldados de grupos como o Estado Islâmico: “Você é amado. Os crimes violentos e as mortes que você causou são abomináveis e detestáveis, mas você é amado por Deus, seu Criador. Ele o criou à sua imagem e semelhança, e o Senhor possui um plano para a humanidade.”
Acrescentou ainda que “você é amado por mim e milhões de cristãos como eu, não pelo que você faz, mas por ser parte dessa maravilhosa criação de Deus. Você é amado por mim e milhões como eu porque nós acreditamos em transformação”.
Referindo-se a relatos bíblicos, ele afirmou que Jesus é capaz de mudar todo tipo de pessoa. “Nós, [cristãos] acreditamos na transformação porque, diariamente, somos pessoalmente transformados de uma vida de fraqueza e pecados para uma vida de poder e justiça”, acrescentou.
“Acreditamos na transformação porque a mensagem da cruz e da ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo é focada em tirar a humanidade dos laços do pecado e da morte e levá-los à libertação em Deus e na vida eterna”.
Comentando sobre os ataques contra cristãos, ele diz que para quem os realiza “perdeu a compreensão da santidade da vida”.
Admitiu ainda que muitos poderão discordar de sua postura, mas essa é a “mensagem cristã” e ele não poderia fugir dela.