back to top
20.9 C
Vitória
sexta-feira, 13 DE junho DE 2025

2024: perseguição aos cristãos deve aumentar

Igreja incendiada este ano em Manipur, na Índia - Foto: Portas Abertas

O levantamento revela que a intensificação de atos violentos está prevista para Nigéria, Índia, Paquistão e China 

Por Patricia Scott

Para 2024, a perseguição aos cristãos deve aumentar em vários países. É o revela o relatório “Tendências de Perseguição” divulgado pela organização Release International. Segundo o levantamento, a intensificação está prevista para a Nigéria, Índia, Paquistão e China. 

Entretanto, Paul Robinson, CEO da organização, a perseguição anticristã está aumentando de maneira global. Assim, os cristãos estão sendo atacados e também expulsos de casa.

- Publicidade -

Sobre o país africano, o relatório adverte que os ataques jihadistas aumentarão nas terras das comunidades cristãs. Por isso, o CEO da Release, Paul Robinson, pede orações pelos cristãos nigerianos. Ele também cobra do governo medidas eficientes que protejam as comunidades vulneráveis.

Cabe salientar que, na Nigéria, 160 pessoas morreram durante uma série de ataques no estado de Plateau, entre 23 e 25 de dezembro, em áreas predominantemente cristãs. Muitas vítimas estavam se preparando para a programação de Natal nas igrejas locais.

Já na China, o aumento da perseguição em 2024 está relacionado ao governo do presidente Xi Jinping. Ele busca a “sinicização” religiosa, ou seja, alinhar as igrejas aos valores e à ideologia do Partido Comunista. Segundo os parceiros da Release International no país asiático, a proposta tem como foco eliminar o cristianismo em território chinês.

E na Índia, os cristãos têm encontrado dificuldades devido às leis anticonversão têm dificultado a vida dos cristãos. O relatório alerta que, caso o partido nacionalista hindu BJP seja eleito no pleito geral em 2024, a perseguição aos cristãos aumentará. Em 2023, a violência étnica em Manipur chamou a atenção de autoridades internacionais. Cerca de 175 morreram, centenas de igrejas foram incendiadas e dezenas de milhares de cristãos expulsos de casa.

De maioria muçulmana, no Paquistão, os cristãos têm sido atacados devido à fé em Jesus. Em 2023, igrejas foram destruídas, como também casas dos seguidores de Cristo. Segundo Portas Abertas, os cristãos são vistos no país como cidadãos de “segunda classe” e enfrentam diversos tipos de discriminação no dia a dia. Leis de defesa das minorias religiosas até existem.

No entanto, não há aplicabilidade, o que facilita a violência contra os seguidores do cristianismo. Desse modo, eles ficam cada vez mais aterrorizados em um ambiente hostil e inseguro, onde extremistas têm liberdade para agir sem punição.

Diante desse contexto, a Release International atua com parceiros locais em diferentes países. O objetivo é proporcionar ajuda e apoio nas localidades mais vulneráveis devido à urgência de cada situação

Receba notícias exclusivas no seu WhatsApp

Contéudos especiais no seu email. Receba hoje!

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -