27.9 C
Vitória
domingo, 17 janeiro 2021

2021 – Ano Novo, Ano Bom!

Mais Artigos

Profeta à mesa do rei?

A Igreja de Jesus Cristo tem sobre si a responsabilidade de ser a voz profética que denuncia o pecado e toda sorte de injustiças.

Recomeçar

Recomeçar também é necessário pela imponderabilidade da vida, que muito se assemelha a uma longa estrada

Há 500 anos, Lutero era excomungado

500 anos se passaram, a Igreja Católica passou por muitas transformações e muito do que Lutero escreveu tem sido revisto

Virada-de-Ano

Em vez de olharmos para trás e vermos apenas medo e desesperança, procuremos enxergar com gratidão as bênçãos que recebemos neste 2020 (I Sm 7.12).

As antigas civilizações compreendiam o ano como circular. A cada final de ano, iniciava-se um novo ciclo de repetições. Mas havia a possibilidade de intervir no futuro mediante algumas práticas rituais que deveriam ser executados na passagem do ano.

Ainda hoje muitos continuam a praticar certos rituais para que o novo ano seja um bom ano: cores de roupas, alimentos e bebidas simbólicos, locais especiais e ações pré-estabelecidas, são alguns exemplos.

Há até mesmo igrejas que se reúnem e praticam atos simbólicos na virada do dia 31 de dezembro para 1 de janeiro, como o indivíduo escrever em um papel atitudes que gostaria de abandonar e queimá-lo em uma “fogueira santa” ou passar os últimos segundos do ano em oração.

É certo que queremos que 2021 seja um ano livre do COVID-19 e de outras ameaças à saúde física, social e econômica. Mas os rituais só têm eficácia verdadeira se praticados no coração e com verdadeira intenção de mudança de vida.

Tudo começa com uma mudança de visão sobre o ano em que estamos. Em vez de olharmos para trás e vermos apenas medo e desesperança, procuremos enxergar com gratidão as bênçãos que recebemos neste 2020 (I Sm 7.12). Um coração grato lança fora o medo e nos prepara para receber o novo ano com a tranquilidade necessária (Js 1.9)

Compartilho com você o poema que recebi, escrito por um pastor muito querido que completou este ano 94 anos: Rev. Thiago Rodrigues Rocha, pastor emérito da Igreja Presbiteriana do Grajaú (RJ). Neste ano de 2020 despediu-se de sua esposa amada, após um casamento de 69 anos, levada pelo COVID para a Casa do Pai.

E apesar disso e de sua avançada idade, o Rev. Thiago ainda escreve poemas! Vinícius de Moraes escreveu que “o poeta é destinado ao sofrimento”. Não é o caso do Rev Thiago. Profeta de Deus, que o usa para trazer suas menagens de amor aos homens em forma de poesia. Neste findar de ano deixe que as suas palavras falem ao seu coração.

ANO NOVO /ANO BOM

Recebe o novo ano com tranquilidade,
olhando com bons olhos para teu futuro.
Deixa tudo nas mãos do Deus da eternidade,
e assim irás andar em paz e bem seguro.

E vive cada dia com intensidade,
seja o caminho à frente fácil ou bem duro,
aproveitando bem toda oportunidade
e tudo realizando com total apuro.

Sem ambição e inveja, sim, sem egoísmo,
segue o caminho com muita fé e otimismo,
considerando a tua vida como um dom.

E verás, ao final, que foste aquinhoado,
por muito fruto pelo Pai abençoado.
Então dirás: Foi realmente um ano bom!”.

Thiago Rodrigues Rocha


Lidice Meyer Pinto Ribeiro, é Dra. em Antropologia, professora convidada na Universidade Lusófona de Lisboa, Portugal

- Publicidade -

Comunhão Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Um versículo que transformou a vida de um homem

Kumar Swamy, que era filho de um feiticeiro, na Índia, se transformou após ler um versículo bíblico. Saiba mais!

Alcançando o coração de Deus

A Bíblia diz “orai sem cessar” (1 Ts 5:17). A oração é uma ordem, mas é também uma forma carinhosa de estabelecer a comunhão entre Deus e seus filhos. Saiba mais!

Selo do rei bíblico Jeroboão é autenticado por cientistas em Israel

Após vários anos de rigorosos testes de laboratório eito por cientistas da Universidade Ben-Gurion, de Israel, o selo foi autenticado. Saiba mais!

Violência sexual, o castigo psicológico e a restauração pelo evangelho

Depois de viver na prostituição por 17 anos, mergulhar nas drogas, sofre abuso sexual, a norte americana, Sariah Hastings teve a sua vida transformada pelo evangelho. Saiba mais!

Entrevistas

Ilma Cunha: depressão e ansiedade na pandemia

Já viu como tem gente deprimida e ansiosa à nossa volta? As doenças da alma ganharam força total nesta pandemia. Confira a entrevista!

Entrevista com o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande

“O melhor dos cenários para 2021 é com vacina” "O melhor dos cenários para 2021 é com vacina” Por Luciene Araujo “Vamos andar mais rapidamente que o...

Papai Noel – O que ele tem a dizer?

Comunhão “conversou”com “Papai Noel”. Numa entrevista fictícia, ele explica os símbolos e significados do Natal e porque seu personagem tomou o lugar de Jesus...

Mirna Borges: Finanças, planejamento e controle

Uma das principais influenciadoras de finanças no Brasil, Mirna Borges, dá dicas de como sair do vermelho, acertar as contas e ter uma vida mais próspera com o dinheiro, através de princípios bíblicos. Confira!