26.6 C
Vitória
quinta-feira, 28 março 2024

Proporção de Evangélicos no ES é maior que no restante do Brasil

Os dados do Censo Demográfico 2010, Características Gerais da População, Religião e Pessoas com Deficiência, divulgado nesta sexta-feira (29), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que a proporção de evangélicos no Espírito Santo é maior do que a registrada no restante do país.

A pesquisa revelou que 33,1% dos capixabas são evangélicos, índice superior à média nacional, de 22,2%. Em dez anos, eles passaram de 26,2 milhões para 42,3 milhões no Brasil. De acordo com o levantamento, houve uma redução de 12,2%, no número de católicos no Brasil, chegando a 64,6%. A representação de católicos no Espírito Santo é ainda menor: 53,4%. Os dados revelam que os espíritas no Estado respondem por pouco mais de 1%. Dos cerca de 1,2 milhão de evangélicos capixabas, 55,2% congregam em alguma igreja pentecostal.

Escolaridade
A pesquisa revelou também que 90,9% dos católicos capixabas sabem ler e escrever. Mas, esse percentual é inferior ao do total de alfabetizados com mais de 5 anos de idade no Estado, que é de 91,1%.

A taxa de pessoas com nível superior é de 12,6% e, entre os com pouca ou nenhuma instrução, é de 49,6%. Entre os evangélicos 8,4% concluíram algum curso superior e 49,5% não estudaram ou não terminaram o ensino fundamental. O índice de alfabetizados é levemente superior ao do total da população, 91,4%.

- Continua após a publicidade -

Salário
Na comparação por rendimento mensal domiciliar per capita, os católicos respondem por 55,8% concentrados na faixa de até um salário mínino. No entanto, os evangélicos pentecostais possuem a maior proporção de pessoas nessa classe de rendimento, 63,7%, seguidos dos sem religião 59,2%.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -