29.7 C
Vitória
quarta-feira, 28 outubro 2020

Vazio afetivo

Leia também

Emprego na construção volta a crescer, revela CNI

No mês passado, o nível da atividade da construção apresentou alta pelo segundo mês consecutivo, alcançando 51,2 pontos

Drones para fiscalização de crimes eleitorais

Os drones possuem câmeras com mecanismo de aproximação para identificar suspeitos, placas de veículos, entregas de santinhos e situações de compra de votos

Comunicações suspeitas ao Coaf aumentaram 40%, diz Febraban

Segundo presidente da Febraban, houve um crescimento "exponencial" de fraudes bancárias e tentativas de desvios de verbas públicas

A carência afetiva produz nos seres humanos atitudes que não imaginam serem capazes. O desejo de se sentirem queridos, importantes e valiosos, resulta em esforços descabidos para pertencerem a algum grupo que lhes dê uma falsa idéia de família.

Na Cidade de Guatemala, no país de mesmo nome, cuja população chega a aproximadamente 13 milhões de pessoas, sendo 40% protestantes, vivem jovens com as mesmas aspirações de outros, inclusive os nossos. No entanto, alguns deles escolheram a forma mais violenta de sentirem-se parte de um grupo, quando resolveram integrar uma gangue.

As meninas têm duas opções para ingressarem. Devem se submeter a relação sexual com vários homens ou serem agredidas fisicamente sem reagir. Se passarem na prova, entram para o grupo. Se não, tornaram-se vítimas da própria carência.

Uma dessas meninas disse: “Achei que a gangue seria como a minha família. Acreditei que teria o amor do qual sentia falta. Mas eles me bateram. Deram-me ordens sem parar. Eles me diziam que eu tinha que roubar ou matar alguém, e eu obedecia”.

Algumas delas foram contaminadas por doenças sexualmente transmitidas. Outras foram presas ou estão internadas em centros de recuperação de viciados em drogas. E certamente, no coração delas ainda habita uma enorme carência afetiva.

Sentir-se querido sempre foi extremamente importante. Ao instituir a Igreja, ainda na formação dos apóstolos e ao longo do Novo Testamento, vemos o amor nas palavras de Jesus, na forma de tratar as pessoas. E mesmo quando foi duramente atacado, manteve de uma forma sublime o amor. Em João 13.35, Jesus declara: “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros”.

O discípulo de Jesus vive o amor, não apenas fala dele. As suas palavras comprovam suas atitudes. O discípulo de Jesus sabe que é amado e recebeu este amor do Pai quando não era em nada amável. Foi amado antes de amar, sendo sim um amor incondicional.

Viver o amor em família e na igreja nos ajuda a lidar com as nossas próprias carências e nos prepara para ajudar outros a perceberem que são amados por nós e muito mais ainda por Deus.

Rev. Jr. Vargas
Pastor da Igreja Presbiteriana da Américas

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Emprego na construção volta a crescer, revela CNI

No mês passado, o nível da atividade da construção apresentou alta pelo segundo mês consecutivo, alcançando 51,2 pontos

Carta viva, sermão morto

Meu pai dizia que um dos sinais da maturidade era o equilíbrio, a ponderação, a compostura...

Não confunda pressa com velocidade

Expectativa de sucesso rápido atrai escolhas erradas. Portanto, não confunda pressa com velocidade

Quando Deus é a fonte do equilíbrio em campo e da força emocional

Sucesso na Liga dos Campeões da Europa, o goleiro Keylor Navas, 33 anos, dirige estudos bíblicos com um grupo de 10 pessoas em Paris.

Leitura e esporte para ressocializar presos no Brasil

Proposta do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) contempla redução da pena de presos já condenados. Saiba mais!

Adrenalina, com Duo Franco

Canção integra o EP, ainda sem nome, que será lançado por Duo Franco em novembro.

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Semana dos manuscritos do Mar Morto; Saiba mais!

Arqueólogos e especialistas vão apresentar um dos mais impactantes achados da humanidade, na semana dos manuscritos do Mar Morto. Evento, que começa nesta segunda,19, é gratuito!

Live Solidária “Um Com Eles” em Libras

A live solidária, realizada pela Portas Abertas, será transmitida pelo Facebook, e estará acessível a todos que entendem a língua brasileira de sinais. Saiba mais!

Desafio Superação em corrida virtual; É neste domingo, 18

Em alusão ao Outubro Rosa, o Desafio Superação vai mobilizar mulheres cristãs de todo o Brasil em prol da saúde. Saiba mais!

Vovô Raul Gil recebe artistas gospel em live; Saiba mais

A live gospel do Vovô Raul Gil será no dia 21 de outubro e vai reunir personalidades e artistas evangélicos. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Clovis Pinho, o que vem por aí?

Novo single de Clovis Pinho deve chegar ao mercado em novembro. Saiba mais!

“Sentido” é o novo álbum musical de Leonardo Gonçalves

Gravado em Praga, na República Tcheca, álbum conta as canções que marcaram os mais de 20 anos de carreira de Leonardo Gonçalves

Respostas simples para questões complexas sobre a fé cristã

"Cristianismo bem explicado" é o quarto livro da série da Mundo Cristão, dedicada a esclarecer pontos difíceis sobre convívio social, Bíblia e teologia.

Kemuel fará reality; Novidade será anunciada em live

Isadora Pompeo, Rebeca Carvalho, Sarah Beatriz, Neil Barreto, Felipe Vilela e Pyero Tavolazzi são alguns dos convidados da live com Kemuell neste domingo, 25