22.9 C
Vitória
segunda-feira, 20 setembro 2021

Os 200 anos do Primeiro Museu brasileiro

Seminário vai abordar sobre os “200 anos de Museu no Brasil: Desafios e Perspectivas”

De hoje (30) a 03 de agosto será realizado o seminário “200 anos de Museu no Brasil: Desafios e Perspectivas”, no Rio de Janeiro. Evento comemora o bicentenário dos museus no Brasil. E tem o objetivo de entender a trajetória dos museus em terras brasileiras, sua importância, o presente e o futuro.

O seminário tem curadoria e realização do Instituto Brasileiro de Museus – Ibram/MinC com o patrocínio do Centro Cultural Banco do Brasil do RJ.

“É fundamental desenvolver uma reflexão sobre as histórias e memórias, não só para identificarmos suas contribuições para a cultura do país, mas principalmente para melhor compreender as potencialidades e os desafios que se colocam, no momento presente, para o exercício de seu papel de agentes no processo de construção de uma sociedade solidária”, relata o presidente do Instituto Brasileiro de Museus, Marcelo Araújo.

O primeiro museu inaugurado no Brasil foi o Museu Real, rebatizado de Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ele está localizado no parque Quinta da Boa Vista, na Zona Norte da capital carioca. Ele reúne mais de 20 milhões de peças e oferece cursos de pós-graduação e também de extensão universitária.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se