23.3 C
Vitória
quinta-feira, 18 abril 2024

Jovens constroem cisternas para famílias vulneráveis no Piauí

Os jovens cristãos que participam da Missão Piauí levam esperança às famílias do semiárido nordestino - Reprodução/Agência de Informação Adventista

A iniciativa dos voluntários cristãos garante às famílias água nos meses de seca e ainda impulsiona o cultivo de hortas comunitárias

Por Patricia Scott

Jovens voluntários aproveitaram as férias de julho para construir cisternas em comunidades do semiárido piauiense. A Missão Piauí é um projeto missionário de curto do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP) em parceria com o Instituto LUSS. 

A iniciativa tem como foco a viabilização do acesso à água, segurança alimentar e ao desenvolvimento econômico para milhares de famílias em situação de vulnerabilidade. Atualmente, os alunos do UNASP atuam na primeira etapa, que é o fornecimento de água. .

Ana Carolina de Freitas, que é líder do projeto missionário, afirma que as comunidades sofrem com os altos custos de sobreviver no semiárido. “É tudo muito caro, existe realmente uma indústria pautada sobre essa necessidade [de água] e as pessoas mais humildes são exploradas por conta da seca”.

- Continua após a publicidade -

O ponto chave da Missão Piauí é o relacionamento com Deus e com o próximo. Desta forma, todos os que entram em contato com o campo missionário experimentam a transformação que a obra de Deus é capaz de proporcionar.
Vale salientar que, nas próximas etapas da Missão Piauí, os jovens cristãos cultivarão hortas comunitárias. Eles também planejarão atividades com o intuito de gerar renda à comunidade.

Momentos marcantes

Heloisa Rocha, estudante de Pedagogia do UNASP, destaca como o momento mais especial reencontrar os moradores que havia conhecido quando participou do projeto pela primeira vez, em janeiro. “Nós criamos um vínculo muito legal durante os dias que trabalhamos por lá, e as histórias que acontecem durante esse contato que temos com eles se tornam muito marcantes”, revela a jovem voluntária.

Já Mayra Munhoz, estudante de Rádio e TV, revela que não imaginou que se apegaria tanto à comunidade atendida. Inicialmente o propósito da jovem no projeto era apenas de captar imagens para a produção de conteúdo audiovisual. No entanto, em poucos dias, a missão deixou na estudante aprendizados para a vida inteira. “Todo mundo deveria ir para a missão, especialmente para a Missão Piauí, porque o que você vive lá não dá nem para descrever”.

Com informações Agência de Informação Adventista 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -