22.1 C
Vitória
sexta-feira, 23 outubro 2020

Os 160 anos da Igreja Presbiteriana do Brasil

Leia também

Kassio Marques é nomeado ministro do Supremo Tribunal Federal

O primeiro ministro do Supremo indicado pelo presidente Bolsonaro disse que a Operação Lava Jato precisa de "correções"

762 instituições foram aprovadas para ofertar o PIX , diz BC

O PIX é um sistema que permitirá pagamentos e transferências 24 horas por dia, 7 dias por semana, todos os dias do ano

Governo revisará projeção de queda do PIB para 2020 em novembro, diz secretário

"Todos os indicadores de atividade mostram um forte recuperação em V da economia", afirmou Waldery

Com 650 mil membros, instituição histórica do país conta com mais de três mil igrejas e mais de 9 mil pastores espalhados pelo Brasil. 

A mais antiga denominação cristã reformada do país completa 160 anos. Fundada pelo missionário Ashbel Green Simonton, no dia 12 de agosto de 1859, a Igreja Presbiteriana do Brasil conta com mais 650 mil membros espalhados pelo país.

A instituição tem mais de três mil igrejas e pontos de pregação, mais de nove mil pastores, que compartilham a boa nova de salvação com a população brasileira. O maior objetivo da IPB é servir a Deus por meio da pregação do evangelho, da edificação de seus membros e do serviço cristão na sociedade.

“Chegar aos 160 anos na conjuntura atual é motivo de gratidão e ao mesmo tempo de reflexão sobre os enormes desafios que a igreja precisa enfrentar num mundo hostil ao evangelho”, declarou o Rev. Alderi Souza de Matos, professor do Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper, em SP.

A Igreja Presbiteriana é uma denominação cristã histórica vinda da Reforma Protestante no século XVI, e ao redor do mundo já tem 500 anos de tradição. A instituição busca manter os pilares da Reforma. “Queremos manter a sua herança, identidade bíblica e reformada, e ao mesmo fazer uma diferença significativa no contexto em que vive”, destacou Alderi.

Ensino

Primeiro Seminário Teológico da IPB. Foto: Reprodução

Como parte integrante da IPB, existem institutos bíblicos, centros de estudos, escolas e vários seminários espalhados pelo Brasil. Além do renomado Instituto Presbiteriano Mackenzie.

E oferecem ensino tanto para crianças, faculdades, até a formação de pastores e líderes cristãos.

Sobretudo nesse último, é ensinado à Teologia Reformada, que é um dos pilares da igreja, com base nas Escrituras Sagradas.

O primeiro seminário da denomação, fundado oficialmente no país foi o Presbiteriano do Sul, em 1888. Ao longo de mais de meio século e meio, a denominação prima pelo ensino da escritura sagrada, “da boa teologia, qualidade moral e intelectual de seus pastores e cuidado com os membros em cada congregação”. disse Nicodemus.

Mantendo a essência

Segundo o pastor José Ernesto Conti a IPB se estabeleceu numa época conturbada, com sua doutrina reformada. “Mas só conseguimos entender isso se enxergarmos a mão de Deus agindo com poder e graça, como diz o salmista diz que a mão de Deus converteu o deserto em lençóis de água e a terra seca, em mananciais” (Sl 107:35)”, explicou.

Ele afirma que embora a IPB tenha crescido no país, mas teve algumas quedas e disputas internas.  Mesmo assim tornou-se uma igreja referência em padrões. “Desde seu início, a IPB é referência dos padrões tanto teológicos, religiosos, educacionais, sociais e morais, que Simonton havia sonhado. E até nossos dias eles ainda são inegociáveis, pois é o próprio Espírito Santo quem os define e defende”, concluiu.

Veja


Leia mais

Igreja Presbiteriana do Brasil comemora 159 anos

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Júlia Vitória e Gabriel Guedes em “Esperança”

Composição autoral fala em esperança em tempos difíceis. Conheça a canção!

Sucesso no Brasil, Deezer gospel celebra 4 anos

Lives com artistas acontecem durante o mês como parte da comemoração de aniversário. Saiba mais!

Inusitado! Batismo no gramado de futebol

Nos EUA, um técnico de futebol americano realizou batismo improvisado no gramado, onde os jogadores treinam. Confira essa história!

Franklin Graham conclama jejum oração

Com a proximidade das eleições nos EUA, pastor Franklin Graham convocou a população para um dia de oração e jejum. Saiba mais!

Panamá: Marcha em defesa do casamento

Em defesa da família tradicional, fundamentada na união entre homem e mulher, milhares de evangélicos vão as ruas no Panamá. Saiba mais!

O “santo” dos crentes

A veneração aos santos da cultura católica, tão criticada pela Igreja evangélica, agora “brota” no meio dos crentes que criam seus “ídolos”, abandonando a...

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Semana dos manuscritos do Mar Morto; Saiba mais!

Arqueólogos e especialistas vão apresentar um dos mais impactantes achados da humanidade, na semana dos manuscritos do Mar Morto. Evento, que começa nesta segunda,19, é gratuito!

Live Solidária “Um Com Eles” em Libras

A live solidária, realizada pela Portas Abertas, será transmitida pelo Facebook, e estará acessível a todos que entendem a língua brasileira de sinais. Saiba mais!

Desafio Superação em corrida virtual; É neste domingo, 18

Em alusão ao Outubro Rosa, o Desafio Superação vai mobilizar mulheres cristãs de todo o Brasil em prol da saúde. Saiba mais!

Vovô Raul Gil recebe artistas gospel em live; Saiba mais

A live gospel do Vovô Raul Gil será no dia 21 de outubro e vai reunir personalidades e artistas evangélicos. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Sucesso no Brasil, Deezer gospel celebra 4 anos

Lives com artistas acontecem durante o mês como parte da comemoração de aniversário. Saiba mais!

“40 Dias – Milagre Da Vida”: impacto e esperança

Pastores e líderes de diversos lugares do país, mobilizaram pessoas de suas igrejas, amigos e familiares para conferirem no cinema a história impactante de Abby Johnson

A fascinante história do menino de rua que virou milionário

A superação de um jovem australiano de 22 anos que virou milionário, busca inspirar outras pessoas em situações semelhantes. Conheça essa história fantástica!

Rayssa Peres em “Somos mulheres de Deus”

Música é uma homenagem às mulheres. Conheça a canção!