back to top
22.1 C
Vitória
segunda-feira, 15 DE julho DE 2024

13 dicas para manter os filhos longe das telas

Foto: FreePik

Priorizar o tempo em família, estimular a prática de esportes e incentivar a leitura são hábitos que transformam a rotina dos pequenos 

Por Patricia Scott

Altamente tecnológicas, as crianças passam, atualmente, longos períodos em frente às telas. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) alerta, entretanto, que os pequenos menores de dois anos não devem ter contato com telas ou videogames. Entre dois e cinco anos, no máximo uma hora por dia; de seis a 10 anos, de uma a duas horas diárias. E, a partir dos 11 anos, entre duas e três horas por dia. A instituição recomenda, ainda, que, independentemente da faixa etária, deve haver a supervisão dos pais, cuidadores ou familiares.

O uso excessivo de telas provoca alterações no sono, aumento do risco de obesidade, sedentarismo, transtornos de saúde mental e problemas comportamentais, além de impactar a saúde dos olhos de crianças e adolescentes. A SBP recomenda, inclusive, ajustar as configurações da tela do computador, incluindo contraste e brilho, para que seja confortável para a garotada.

O ideal é que os pequeninos aproveitem mais a infância longe das telas. Os médicos, inclusive, indicam a exposição à luz solar, cerca de 11 a 14 horas semanais, o que exerce fator protetivo sobre a incidência de miopia.

- Continua após a publicidade -

A psicóloga Flávia Vaz Luz salienta que os pais devem estimular os filhos a brincar, já que as brincadeiras servem como um laboratório para a vida adulta. É importante, inclusive, a brincadeira com outras crianças, para o desenvolvimento da inteligência socioemocional. “Assim, elas testam o que podem ou não fazer, aprendem sobre respeito e aguçam a criatividade, além de vivenciarem a sociabilidade”.

Outro ponto destacado pela especialista é planejar momentos de vida real, que podem englobar jogos de tabuleiro, bicicleta, skate, desenhar e pintar. Além disso, “dê a elas uma atividade física regular: natação, futebol, vôlei, jogos de coletividade. Estimule a leitura e organize passeios ao ar livre”, aconselha Flávia. 

Momentos em família

“Em vez de assistir a um vídeo com seu filho pequeno, a melhor alternativa é aninhá-lo em seus braços e ler um livro com ele. O vocabulário de seu filho aumentará à medida que ele tiver contato com os livros”, pontuam Gary Chapman e Arlene Pellicane, no livro “A Criança Digital”, da Mundo Cristão, acrescentando que “para ser um grande leitor é preciso começar ouvindo alguém ler, por isso leia em voz alta e com frequência para seu filho”.

Na opinião da pedagoga Sabrina Faller, é importante os pais traçarem estratégias para reduzir ao máximo o uso de telas pelas crianças, priorizando a qualidade do tempo em família. “Limitar o acesso a horários específicos é uma boa alternativa”.

Outra dica, segundo Sabrina,  é oferecer opções para a criança no lugar da tela, como brincar de massinha, pintar ou realizar outras atividades lúdicas. Entretanto, “os pais estarem presentes, interagindo com as crianças, é extremamente importante”.

Por isso, ela indica passeios familiares, que estreitam os vínculos afetivos. “Espaços abertos, como  parques e praias, onde as crianças podem correr e brincar ao ar livre, são saudáveis”. Além disso, a pedagoga orienta: “Seja um exemplo para os filhos, deixando o celular de lado e passando tempo com eles”.

13 dicas para manter os filhos longe das telas

  • Invista em jogos de tabuleiro
  • Apresente atividades de desenho e pintura 
  • Matricule em práticas esportivas [natação, futebol, vôlei, basquete]
  • Estimule a leitura
  • Permita a massinha 
  • Envolva-os nas atividades de casa [organização dos brinquedos, arrumação do quarto]
  • Limite o acesso às telas a horários e dias específicos
  • Faça um calendário de atividades em família 
  • Leia livros educativos e bíblicos para seus filhos 
  • Promova cinepipoca 
  • Promova passeios ao ar livre 
  • Incentive as pedaladas na bicicleta 
  • Estimule a prática do skate

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -