25 C
Vitória
sábado, 6 março 2021

ES: 12 mil pessoas deixam suas casas

De acordo com a Defesa Civil estadual há alto risco de novos deslizamentos de terra no (ES) até nesta terça-feira (28), devido à continuidade das chuvas e solo encharcado

Os estragos causados pelas fortes chuvas que atingem parte do Espírito Santo forçaram 12.009 pessoas a deixarem suas casas, mesmo que temporariamente. Nove pessoas morreram desde que as chuvas se intensificaram no último dia (17) no estado.

Em MG, 45 pessoas já morreram por conta das fortes chuvas. Saiba mais!

“No Estado do Espírito Santo neste presente momento já temos 12.009 pessoas fora de casa. Já temos nove mortes confirmadas. Dessas, duas crianças, uma no município de Iúna (ES) e outra no município de Conceição do Castelo (ES), na noite de sexta para sábado”, revelou o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Carlos Wagner Borges.

Segundo o porta-voz do dos bombeiros, algumas localidades da região sul encontram dificuldade de acesso, pois houve destruição de 124 pontes. Além disso, várias estradas foram destruídas e danificadas com a ação das chuvas. “Linhares (ES) amanhã (28) tende a amanhecer com o Rio Doce em elevação, a previsão é que seja atingido mais de setenta centímetros acima do nível. Dessa forma algumas localidades também passam a entrar no quandro de alagamento”, completou.

Os desabrigados deixaram suas casas para se abrigar na casa de parentes, amigos ou buscar outras opções temporárias. Com dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a Defesa Civil estadual alerta para o alto risco de novos deslizamentos de terra até nesta terça-feira (28), devido à continuidade das chuvas e o solo encharcado.

Cautela  

Segundo Carlos Wagner, é importante continuar com o auxilio humanitário, fazendo vistorias em áreas de risco. A população deve ficar em alerta aos sinais de risco. “Alguns sinais característicos de que problemas estruturais possam estar acontecendo devem ser levados em conta a fim de preservar a vida humana. Entre eles: Rachaduras nas paredes, no chão das casas e no quintal”, disse.

“Se o barranco ao lado da sua casa começa a desprender, árvores caem no seu quintal e haver dificuldade em abrir portas e janelas, procure a defesa civil do município que você mora. É necessário uma avaliação técnica para ver se o local tem condições seguras de ser habitada por você e sua família”, conclui.

Sul do Estado 

A região sul do estado é a mais afetada. Em Alegre (ES) a 200 quilômetros da capital, Vitória, foram registrados 2,3 mil desalojados e 250 desabrigados. Autoridades monitoram ininterruptamente a situação da barragem Francisco Gros, cuja empresa responsável é a Statkraft. Segundo a prefeitura há risco de rompimento e decretou situação de emergência nas instalações da barragem conhecida como São João.

Em Alfredo Chaves há 1.984 desalojados. Em Iconha 1.919 pessoas estão na mesma situação. Outros 58 moradores da cidade tiveram que ser levados para abrigos improvisados em igrejas. Em Vargem Alta, há 1.051 pessoas desalojadas e 58 desabrigadas. Da mesma forma a cidade de Rio Novo do Sul, decretou estado de calamidade pública – situação reconhecida pelos governos estaduais e federal.

Uma vez reconhecida a situação de emergência ou calamidade, os gestores municipais e estaduais podem contratar serviços temporários e fazer compras consideradas essenciais para o enfrentamento da situação sem a obrigatoriedade de processo licitatório. O reconhecimento federal permite às prefeituras pedirem recursos da União para ações de socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução.

Além disso, os moradores de áreas afetadas diretamente prejudicados podem acessar mais facilmente alguns benefícios sociais e auxílios, inclusive financeiros, oferecidos pelos governos municipais, estaduais e federais.

*Da redação, com informações da ESBrasil


LEIA MAIS

Inconha: “Apesar da tragédia, agradecemos à Deus”
Ore por Incoha! Temporal destrói a cidade
ES: Municípios são atingidos pelas chuvas 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Bombeira heroína é promovida por ato de bravura em MG

Bombeira é promovida por ato de bravura e se torna única mulher a receber o reconhecimento em MG. Saiba mais!

Plataforma Inteligente no combate ao coronavírus no ES

O Centro de Comando e Controle para Ações e Prevenção ao Coronavírus no Estado do Espírito Santo lançou uma Plataforma Inteligente contra a Covid-19. Saiba mais!

Unidos pelas vítimas das chuvas no Sudeste

Moveis e eletrodomésticos novos foram comprados pelo presbitério da Igreja Cristã Maranata A chuva que alagou várias cidades e deixou milhares de pessoas desabrigadas, nos...

Chuva torrencial deixa prejuízos em todo Espírito Santo

Instituto emite alerta vermelho para chuvas no Espírito Santo; municípios registram transtornos. Entre eles, município de  Cariacica (ES) é o mais afetado pelas chuvas A...

Como estão os desabrigados das chuvas?

As fortes chuvas que devastaram várias cidades da região sudeste em janeiro deixaram muita gente desabrigada. Em Minas, ação humanitária da Convenção Batista Mineira...

Enchentes nos EUA deixam centenas de desabrigados

Chuvas aumentaram níveis dos rios nos estados de Mississippi e Tennessee, e centenas de pessoas tiveram de deixar suas casas Após chuvas fortes em diversas...

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Voluntariado no exterior para jovens universitários; Saiba mais!

Organização IYF abre inscrições de voluntariado no exterior para jovens universitários A Organização International Youth Fellowship- IYF(comunhão internacional de jovens), é uma organização com base...

Franklin Graham no Brasil para o “Esperança Rio 2021”

Lançamento do "Esperança Rio 2021" será em Maio e em dezembro a ação evangelística, que terá participação do evangelista Franklin Graham. Saiba mais!

Deive Leonardo ministra em São Paulo fim de semana

O evangelista Deive Leonardo retorna com suas apresentações na capital Paulista nesta sexta-feira, 19 e neste sábado, em Barueri (SP). Saiba mais!

Começou a 23ª edição da Consciência Cristã; Saiba mais!

Consciência Cristã inicia hoje e reúne evangélicos para debater educação, fé, ciência e justiça social. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

SBB: levando a Palavra para hospitais e presídios do Brasil

Campanha da SBB quer criar uma rede de apoio com igrejas e capelanias para que a Palavra de Deus alcance vidas e leve esperança a hospitais e presídios do Brasil. Saiba mais!

Irmão Lázaro tem melhora em seu quadro de saúde

Assessoria do vereador informou que irmão Lázaro apresentou melhora na oxigenação. Ele está internado com covid-19. Saiba mais!

Natthália Gonçalves e sua admiração pelas histórias bíblicas

A atriz mirim, Natthália Gonçalves interpreta a personagem Chaya, na novela Gênesis, que é exibida pela TV Record

Deive Leonardo grava primeira série do ano em Florianópolis

Com o tema "Alvorecer", a primeira série gravada de Deive Leonardo promete levar a esperança de um recomeço e de um novo dia. Evento acontece no próximo sábado, 27. Saiba mais!