back to top
26.9 C
Vitória
sábado, 22 junho 2024

12 ações sociais que a igreja pode fazer

Uma ação interessante é especificar dias na semana ou no mês para levar sopas prontas e/ou lanches em locais que precisam de ajuda. Foto: Freepik

Apesar dessa missão ser algo óbvio, há muitos crentes que passam o ano inteiro de braços cruzados quando deveriam estar ajudando.

Por Cristiano Stefenoni

Jesus deixou muito claro que o cristão tem o dever de ajudar a quem precisa. E a igreja, por sua vez, exerce um papel fundamental nesse processo. Existem várias maneiras de testemunhar do amor de Deus por meio de ações sociais que envolvem desde a doação de alimentos até palestras educativas. E apesar dessa missão ser algo óbvio, há muitos crentes que passam o ano inteiro de braços cruzados quando deveriam estar ajudando.

“Pregar o Evangelho apenas com um discurso que não possa ser demonstrado não é, em absoluto, pregar o Evangelho. Assim, toda forma de manifestação de misericórdia ao próximo é uma ação lícita com a qual a igreja pode se envolver, conforme a necessidade do seu contexto”, explica o pastor Ricardo Costa, da Comunidade Presbiteriana Vinhedo, mestre em Missiologia, diretor de Treinamento da MPC Brasil e coordenador da Escola de Jesus.

Sobre a forma como agir em ações junto à comunidade, o pastor Ricardo diz que tanto profissionais da igreja como de fora podem ajudar, desde que o objetivo principal, que é o de evangelizar, não seja esquecido.

- Continua após a publicidade -

“Profissionais que poderiam se envolver nesse tipo de ação precisariam ser selecionados baseados em seu compromisso com o Evangelho. Contudo, em ações que possam ser para suprir necessidades sociais gerais, como de saúde, corte de cabelo, etc., podem ter colaboração de profissionais que não sejam cristãos, junto com outros cristãos. Mas é importante deixar claro que o compartilhar da mensagem do Evangelho será inegociável”, orienta Costa.

Para ajudar você e a sua igreja nesse importante trabalho de evangelismo social junto à comunidade, Comunhão separou algumas sugestões, confira:

12 ações sociais que a igreja pode fazer

1 – Saúde e bem-estar
Promover feiras de saúde, com aferição da pressão, medição da glicose, orientação sobre alimentação e atividades físicas, fisioterapia, fonoaudiólogo, atendimento odontológico, corte de cabelo, entre outros benefícios.

2 – Aulas de música
Os músicos da igreja podem oferecer cursos para a sociedade de vários instrumentos musicais, canto, iniciação musical para crianças, etc.

3 – Idiomas
Outra opção interessante é dar cursos de idiomas para a comunidade, como inglês, espanhol, francês.

4 – Reforço escolar
Alguns professores da igreja também podem dedicar parte do seu tempo ajudando as crianças e os adolescentes que precisam de reforço escolar em matérias básicas como português, matemática, história, geográfica, etc.

5 – Aulas de artes
Pintura, desenho, bordado, cerâmica, enfim, há uma infinidade de cursos de artesanato que a igreja pode oferecer à comunidade.

6 – Apoio jurídico
Caso haja advogados na igreja, eles podem realizar uma ação de orientação jurídica aos moradores da região, principalmente, em áreas mais comuns como trabalho, família, produtos e serviços.

7 – Saúde mental
A igreja pode ajudar, e muito, na questão da saúde mental. Aqui entram em ação os psiquiatras, psicólogos, psicanalistas, terapeutas, enfim, os profissionais que podem oferecer algum tipo de ajuda emocional aos moradores da comunidade.

8 – Palestras
A igreja também pode oferecer várias palestras para a comunidade, nas áreas da família, saúde física, espiritual e emocional, mercado de trabalho, drogas, tratamento de beleza, organização financeira, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), entre outras possibilidades.

9 – Doação de roupas e alimentos
Mais um trabalho fundamental que deve ser exercido pela igreja junto à sociedade o ano inteiro e não apenas no Natal. É preciso criar meios para arrecadar alimentos não perecíveis, roupas, calçados e brinquedos, além de montar uma boa estratégia para a entrega desses donativos.

10 – Sopas e lanches
Uma ação interessante também é especificar dias na semana ou no mês para levar sopas prontas e/ou lanches em locais que precisam de ajuda como moradores de rua, pacientes em filas de espera em hospitais públicos, terminais rodoviários, etc.

11 – Visita a asilos, orfanatos, hospitais, reabilitações e presídios
Na maioria das cidades, essas pessoas fazem parte do grupo dos excluídos da sociedade. E são exatamente aqueles a quem Jesus deu mais ênfase e deixou recomendações específicas. Idosos, órfãos, doentes, viciados, presos, enfim, todos eles precisam de uma atenção especial por parte da igreja.

12 – Mutirão de limpeza
Que tal tirar um dia no final de semana ou em um feriado para ajudar a retirar o lixo das praias, da pracinha do bairro, da rua da igreja?

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -