back to top
24.9 C
Vitória
quarta-feira, 12 junho 2024

11 chaves para educar os filhos segundo a Bíblia

Foto: Reprodução

Pastor destaca princípios que os pais cristãos devem seguir para a formar filhos fortes emocionalmente e psicologicamente e tementes a Deus

Por Patricia Scott 

A educação dos filhos é um grande desafio para os pais cristãos. Diante de tantos ensinamentos contrários à Palavra de Deus difundidos, inclusive com a utilização da tecnologia, é preciso estratégias e foco no Evangelho.

Desse modo, o pastor Kris Vallotton, da Bethel Church nos Estados Unidos, compartilhou, recentemente, 11 chaves para educar os filhos de forma bíblica. Em rede social, o líder religioso ensinou princípios, para que os pais cristãos possam formar filhos fortes e saudáveis, espiritualmente, psicologicamente e emocionalmente.

A primeira, segundo ele, é ser consistente no relacionamento com as crianças e os adolescentes, passando segurança e firmeza de caráter. “A paternidade não deve depender do seu humor. Certifique-se de que seus filhos possam contar com os mesmos resultados, independentemente de como você se sinta”.

- Continua após a publicidade -

A segunda chave mencionada pelo pastor Kris é não gritar com os filhos. É preciso ensinar que o respeito não tem relação com a agressividade verbal. “Se sua voz precisa aumentar antes de você agir, está ensinando a seus filhos que não está falando sério até que sua voz atinja um determinado volume”.

Já a terceira chave é a correção das atitudes e dos pensamentos errados. “Todo comportamento começa com um pensamento, que se manifesta numa atitude, e eventualmente se torna uma ação. Portanto, as más ações decorrem de pensamentos errados. Ao corrigir atitudes, você ensina seus filhos a administrar seu mundo interior para que não criem o caos em seu mundo exterior”.

Os assuntos importantes, conforme a quarta chave, devem ser tratados pela primeira vez em casa, para que os filhos sejam educados pela visão bíblica. “A primeira vez que aprendemos sobre um assunto, aceitamos como verdade. As informações subsequentes sobre o mesmo assunto serão avaliadas em relação à nossa experiência inicial e aceitas ou rejeitadas de acordo”.

Outras ferramentas 

O pastor Kris afirmou ainda que os pais devem permitir que os filhos aprendam com os próprios erros, como sendo a quinta chave. “Quando você os vir cometendo erros que não terão consequências graves, os deixe aprender com a experiência. Eles aprendem mais com seus fracassos do que com seus sucessos”.

Vallotton aconselhou aos pais a declararem palavras positivas para os filhos, sétima chave. “O que você pensa deles e o que você diz a eles tem um impacto sobre quem eles se tornam”, salientou e acrescentou: “Continue os abraçando e os beijando regularmente, mesmo durante a adolescência”.

Quanto à resolução de conflitos, oitava chave, Kris incentivou os pais a ensinarem os filhos a solucioná-los, deixando-os ver como o casal resolve os próprios problemas – na sétima chave. “Não os proteja de testemunhar você resolvendo seus problemas de maneira adequada. Eles precisam de ferramentas para navegar pelos conflitos, e não para evitá-los”.

O pastor afirmou que os pais devem ensinar aos filhos o respeito pelas figuras de autoridade. “Eles não prosperarão na sociedade sem um respeito saudável pela autoridade”, observou na nona chave.

Permitir que os filhos vejam os pais adorando a Jesus é a décima chave. “Permita que seus filhos ‘peguem você’ amando Jesus. Lembre-se: as pessoas são influenciadas a partir da observação, não apenas pelos argumentos”.

Por fim, na décima primeira chave, o pastor Kris Vallotton orientou que os pais precisam ensinar os filhos a lidarem com o dinheiro. “Eles deveriam aprender sobre generosidade, confiar em Deus com suas finanças, administrar o dinheiro e criar riqueza. Ensine aos seus filhos que eles têm duas escolhas: podem servir a Deus ou podem servir ao dinheiro. Um deles será seu mestre”. Com informações God TV 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -