22 C
Vitória
terça-feira, 24 novembro 2020

100% de Internet nas escolas públicas urbanas em 2020

Leia também

Aras vai ao STF contra licença para mãe adotiva e biológica

As adotantes terão 120 dias de licença, prorrogáveis por mais 45 dias, se a criança tiver até um ano de idade

Pazuello desvia de perguntas sobre testes que irão vencer

O RT-PCR é um dos exames mais eficazes para diagnosticar a covid-19, além de ser importante ferramenta de controle da pandemia

Alívio nos preços do arroz no início de 2021, diz Ipea

O governo federal liberou a importação de 400 mil toneladas de fora do Mercosul com isenção da Tarifa Externa Comum (TEC)

Segundo o governo federal, o Educação Conectada tem o objetivo de garantir uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica

Alunos de escolas públicas urbanas em mais de 5,2 mil municípios do país poderão ser beneficiados com acesso à internet. Em cerimônia no Palácio do Planalto e participação do presidente Jair Bolsonaro, o governo anunciou ontem (19) a ampliação do programa Educação Conectada, do Ministério da Educação (MEC).

A medida prevê investimentos de R$ 224 milhões até o final de 2020. Logo, 70 mil escolas serão atendidas, alcançando um total de 27,7 milhões de alunos.

No início do mês, o MEC já havia anunciado a expansão do programa para 24,5 mil escolas urbanas. Além disso garantiu que 9,9 mil escolas contempladas em 2018 continuassem com acesso à internet a partir do repasse de verba para a manutenção do serviço.

“Das escolas urbanas, a gente vai para mais de 80%. Das escolas rurais, que é via satélite, [a cobertura] era zero, esse ano a gente já vai para 40%, e aí a gente começa a acelerar esse processo”, afirmou o ministro da Educação, Abraham Weintraub.

Por outro lado nas escolas rurais, o Educação Conectada é realizado em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). A pasta recebeu do MEC, em 2019, cerca de R$ 60 milhões para implantar internet via satélite. Até o fim deste ano, o governo prevê conexão de 8 mil escolas rurais à internet.

A velocidade da internet, segundo a pasta, depende da velocidade ofertada na região. No entanto o MEC disse que garante a melhor oferta disponível. Dessa forma, o Educação Conectada tem objetivo de apoiar a universalização do acesso à internet em alta velocidade e uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica.

Para receber a conexão de internet, as instituições públicas precisam ter número de matrículas maior que 14 alunos, e no mínimo, três computadores para uso pelos alunos. Além disso, um computador para uso administrativo e uma sala de aula em funcionamento.

LIVROS DIDÁTICOS

O governo lançou nessa terça-feira (19) um concurso nacional de desenho da bandeira nacional, valido para estudantes das escolas públicas. Assim, as melhores ilustrações vão estampar a quarta capa dos livros didáticos. A medida faz parte do Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD).

Batizado de 1º Concurso “Sua Arte no Livro Didático”, a iniciativa é do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O órgão vinculado ao MEC é principal financiador da educação básica no Brasil. Enfim, 7 milhões de alunos do Ensino Médio em mais de 20 mil escolas são atendidos pelo PNLD.

Os cinco primeiros colocados vão ganhar um computador e uma viagem para São Paulo (SP) para receberem a premiação, além do desenho impresso nos livros. Em conclusão, os diretores de escolas públicas devem indicar a participação dos alunos pelo portal do FNDE na internet.

*Da redação com informações da Agência Brasil 


LEIA MAIS

Livro debate uso sem limites da internet 
Igreja Online 
Pesquisa Comunhão 2011: uso da Internet é um dos destaques 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

A tecnologia vai estar mais presentes nas aulas

Para 81% dos professores, a tecnologia é grande aliada do ensino. Ferramenta será indispensável no retorno às aulas

Governo busca melhorar a conectividade no Brasil

As ações relativas à ampliação da conectividade serão coordenadas pela secretaria de Telecomunicações da pasta e poderão ser executadas

Operação mira em abuso e exploração sexual contra crianças

A pena para produção de conteúdo relacionado aos crimes de exploração sexual varia de quatro a oito anos de prisão

Pronunciamento: Bolsonaro destaca a democracia e a constituição

Em pronunciamento do 7 de Setembro, presidente citou 'valores' do Brasil. Também falou que pessoas foram às ruas nos anos 1960 contra país 'tomado...

Caixa nunca teve tanto lucro e notas tão boas em governança, diz Pedro Guimarães

O programa habitacional Casa Verde e Amarela do governo federal

Comunidades Terapêuticas com mais investimentos públicos

Entidades cristãs receberam quase 70% da verba federal para comunidades terapêuticas no primeiro ano do governo Bolsonaro

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Miniconferência on-line: “Fé e Ciência para Corpos e Mentes”

Cientistas cristãos brasileiros respondem questões de fé e ciência para corpos e mentes. Tema será abordado na mini Conferência online. Saiba mais!

Seminário de ciências bíblicas em edição virtual; começa hoje

Realizado há 20 anos pela Sociedade Bíblica do Brasil, evento incentiva o estudo e capacita líderes sobre o uso da Bíblia.

Grandes artistas do Brasil no “BH profetiza”

Realizado pela cantora Camila Campos, O BH profetiza vai reunir diversos cantores, entre eles Weslei Santos, Gai Sampaio, pastora Helena Tannure e outros. Evento será transmitido ao vivo, nesta terça-feira, 17 

Conferência pastoral Fidelidade Extrema

Realizado pela Associação Evangelística Billy Graham, a Conferência começou hoje, 13 e vai até amanhã. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Deive Leonardo grava última série do ano: Confira!

Gravação será no dia 12 de dezembro, em São José do Rio Preto (SP). Saiba mais!

Atriz é demitida por se posicionar contra a homossexualidade

Após usar sua página no facebook para escrever seu posicionamento contra a homossexualidade, a atriz cristã foi demitida de uma peça de teatro que participaria como atriz principal. Saiba mais!

Bíblia 365! Leitura em um ano da Palavra de Deus

Editora Mundo Cristão lança "Bíblia 365", diagramada especialmente para a leitura em um ano Acaba de chegar ao Brasil a Bíblia 365, lançamento da Editora...

Leonardo Gonçalves e seu “Sentido”

Projeto reúne canções que marcaram os primeiros 20 anos da vida do artista e ainda homenageia músicos que o ajudaram em sua formação e carreira musical