25.9 C
Vitória
terça-feira, 26 outubro 2021

10 pensamentos de C. S. Lewis para a vida Cristã

“Deus não quer algo de nós, Ele simplesmente nos quer”

Por Marlon Max

Em tempos de dificuldade ou diante da necessidade de uma “luz”, é natural que se busque conforto na sabedoria de pessoas que admiramos. Um dos maiores escritores de todos os tempo, C. S. Lewis (1898-1963) produziu conto, história e outros tipos de literatura que oferecem uma visão ampla do mundo como ele o via.

Além de escritor foi professor e crítico literário britânico. Ficou conhecido por seu trabalho sobre literatura medieval, por suas palestras e escritos cristãos, como também pela série de sete livros de ficção e fantasia intitulada “As Crônicas de Nárnia”.

O escritor inglês é conhecido mundialmente pela contundência de suas obras, são muitos ensinamentos que encontramos em suas histórias. Mesmo sendo de outros tempos, seu trabalho ainda reverbera e influencia a geração presente. Pelo menos três de seus livros estão entre os mais comprados no site de vendas Amazon. Por isso, Comunhão separou 10 frases de Lewis para reflexão cristã sobre a vida, convivência com outro e fé. Confira!

1- Sobre perdão:

“Todos dizem que o perdão é uma ideia maravilhosa até que elas tenham algo para perdoar.”

2- Sobre evangelismo:

“A glória de Deus e, como nosso único meio de glorificá-Lo, a salvação das almas humanas, é o verdadeiro negócio da vida.”

3- Sobre convicções e regras:

“Um cristão individual pode achar adequado desistir de todos os tipos de coisas por razões especiais – casamento, ou carne, ou cerveja, ou cinema; mas no momento em que ele começa a dizer que as coisas são ruins em si mesmas, ou desdenhar outras pessoas que as usam, ele tomou o caminho errado.”

4- Sobre o deleite em Deus:

“O catecismo escocês diz que o objetivo principal do homem é glorificar a Deus e desfrutá-Lo para sempre ’. Mas então saberemos que são a mesma coisa. Desfrutar plenamente é glorificar. Ao ordenar que O glorifiquemos, Deus está nos convidando a desfrutá-Lo. ”

Evolution5- Na evolução:

“Se o sistema solar foi provocado por uma colisão acidental, então o aparecimento de vida orgânica neste planeta também foi um acidente, e toda a evolução do Homem foi um acidente também. Nesse caso, todos os nossos pensamentos presentes são acidentes – o subproduto acidental do movimento dos átomos. E isso vale para os pensamentos dos materialistas e astrônomos, bem como para os de qualquer outra pessoa. Mas se seus pensamentos são meramente subprodutos acidentais, por que deveríamos acreditar que eles sejam verdadeiros? Não vejo razão para acreditar que um acidente deva ser capaz de me dar um relato correto de todos os outros acidentes.”

6- Deus como Pai:

“Queremos, de fato, não tanto um pai no céu quanto um avô no céu: uma benevolência senil que, como se costuma dizer,“ gostava de ver os jovens se divertindo ”e cujo desígnio para o universo era simplesmente que pudesse ser verdadeiramente dito no final de cada dia, “todos se divertiram”.

7- No mundo material:

“Não adianta tentar ser mais espiritual do que Deus. Deus nunca pretendeu que o homem fosse uma criatura puramente espiritual. O cristianismo é quase a única das grandes religiões que aprova completamente o corpo – que acredita que a matéria é boa, que o próprio Deus uma vez assumiu um corpo humano e que algum tipo de corpo nos será dado até no céu e vai ser uma parte essencial de nossa felicidade, nossa beleza e nossa energia.”

8- Sobre o céu e o inferno:

“Sei que muitos cristãos mais sábios e melhores do que eu hoje em dia não gostam de mencionar o céu e o inferno nem mesmo no púlpito. Eu sei, também, que quase todas as referências a esse assunto no Novo Testamento vêm de uma única fonte. Mas então essa fonte é o próprio Nosso Senhor … Essas doutrinas avassaladoras não são realmente removíveis do ensino de Cristo ou de Sua Igreja. Se não acreditarmos neles, nossa presença nesta igreja é uma grande tolice. Se o fizermos, devemos algum dia superar nosso puritanismo espiritual e mencioná-los.”

9- Sobre família:

“Deus nos deu uma família. E que presente precioso! Mas é um presente, não o Doador. Jesus não permitirá que seja rebaixado a Sumo Sacerdote no Templo dos Valores Familiares. Quando vamos a Cristo, deixamos aquele Templo para trás, para nunca mais voltar, e passamos o resto de nossas vidas recrutando nossas famílias para adorar Jesus. ”

10- A fé testada:

“Você nunca sabe o quanto realmente acredita em qualquer coisa até que sua verdade ou falsidade se torne uma questão de vida ou morte para você. … Somente um risco real testa a realidade de uma crença.”

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se