Se bem-sucedida, as crianças de hoje cuidarão da missão e da expansão do Evangelho do Reino amanhã.
Por Cristiano Stefenoni
O Ministério Infantil é, sem dúvidas, um dos mais importantes em uma denominação religiosa, afinal, ali está a próxima geração dos futuros líderes da igreja. Se bem-sucedida, as crianças de hoje cuidarão da missão e da expansão do Evangelho do Reino amanhã. Mas não é uma tarefa fácil. Ao contrário dos adultos, elas precisam de uma atenção especial e uma metodologia diferenciada.
“Lembre-se que as crianças estão em formação, por isso, tenha paciência ao educar. Repita as orientações, perdoe as faltas, não use palavras inadequadas e saiba que as crianças conduzidas com amor e gentileza serão adultos melhores”, ressalta a psicóloga cristã, Alzira Luciana Ferraz de Souza, que também é psicopedagoga, especialista em Inclusão e mestranda em Educação.
Outro ponto muito importante abordado pela especialista é de que nunca se deve colocar “medo” nas crianças em relação a Deus, como forma de repreendê-la. “Não use termos como se Deus fosse castigá-la, tipo ‘se você não fizer isso, Deus vai ficar triste com você’. As crianças não podem ter uma ideia de um Deus tirano e mau”, orienta a psicóloga.
- 6 sinais do espectro autista aos quais pais devem ficar atentos
- Pastores comentam vídeo de criança que diz gostar do diabo
Além disso, Alzira orienta que sejam utilizados todos os recursos disponíveis para tornar o ambiente da igreja mais atrativo para as crianças. “Use recursos para entretê-las que estejam de acordo com o culto: bíblias ilustradas, desenhos bíblicos para pintar, livros de histórias bíblicas. Jamais deixe a criança usar o celular no horário do culto”, orienta.
A psicóloga diz ainda que o exemplo dos pais ao se comportarem na igreja será determinante para que os filhos tenham vontade de participar da escolinha infantil. “Desperte nela o gosto pelas coisas de Deus e apresente o amor de Jesus pela criança e a importância da reverência e do respeito. Elogie um bom comportamento, ensine em casa e faça o culto familiar para que ela possa se familiarizar com os cultos”, afirma Souza.
10 dicas para fortalecer o Ministério Infantil
1 – Tenha a Bíblia como guia
Para coordenar o Ministério Infantil, um líder que é direcionado pela Palavra de Deus está firmado em um lugar seguro, onde a perfeita sabedoria de Deus se manifesta e guia melhor os seus caminhos e qualquer decisão que você tiver de tomar. Lembre-se que a Palavra é lâmpada para os nossos pés, seja guiado por ela.
2 – Tenha clara sua missão
As crianças são parte do corpo de Cristo tanto quanto qualquer pessoa e Jesus as ama e as convida para perto. Logo, a sua missão precisa estar clara para que tudo que você planejar, fazer e coordenar possa cumprir esse propósito: o de fazer as crianças conhecerem mais sobre quem é Deus.
3 – Se conecte com os pais das crianças
Encoraje os pais a fazerem parte do que o Ministério Infantil está construindo. Conecte-se com eles, inclua-os nas programações e deixe-os a par do que as crianças estão aprendendo sobre Deus. A coordenação do Ministério Infantil pode ir até certo ponto, mas aqueles que realmente são chamados para evangelizar e discipular as crianças são os pais.
4 – Faça reuniões periódicas com os professores
Reúna seu time, lembre-os da missão que vocês estão fazendo, encoraje-os e tenham juntos um tempo de oração. Aproveite o tempo das reuniões para passar o planejamento, expor e aprofundar o conteúdo que será trabalhado, direcionar seu time sobre o que deve ser feito, tirar qualquer dúvida que alguém do time tenha e dê feedbacks gerais.
5 – Treine os professores e voluntários
Conhecimento nunca é demais, então invista em treinamentos para os professores e voluntários do Ministério Infantil. Busque desenvolver com seu time as habilidades e competências necessárias para o ensino infantil. Por exemplo: como ter uma boa didática, como ensinar de maneira mais dinâmica e como as crianças de cada idade aprendem.
6 – Organize algumas dinâmicas
Quando você fizer reuniões com os voluntários do Ministério Infantil, inclua dinâmicas na programação para motivá-los e para fazê-los se lembrarem porque estão ali. Você pode fazer dinâmicas em grupo, como também competições de quem fica mais tempo fazendo agachamentos (vale qualquer exercício de ginástica) para falar sobre perseverança, que tal?
7 – Estude sobre educação infantil
Para coordenar o Ministério Infantil você precisa estar por dentro de como funciona o aprendizado. A criança aprende melhor em um ambiente que seja atrativo e o ensino é mais eficaz se for feito de maneira criativa e divertida também.
8 – Faça cursos sobre liderança e aconselhamento
Liderança é algo muito desafiador, são decisões para tomar, pessoas para liderar e aconselhar e alguns problemas para resolver. Portanto, invista em conhecimento sobre essa área para exercer sua liderança da melhor forma. Ore e peça sabedoria ao Senhor para que Ele possa te capacitar, pois afinal, Ele é o líder perfeito e dá sabedoria a todos que o pedem.
9 – Planeje eventos e palestras para os pais
Quando você fizer o planejamento, inclua eventos que os pais possam estar presentes. Aproveite datas comemorativas como por exemplo, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia da Família, e até o Dia das Crianças, para fazer programações onde toda a família possa participar.
10 – Organize as informações das crianças
Mantenha os dados das crianças atualizados. Também é importante controlar a frequência delas nos cultos. Ter essas informações te ajudará a perceber quais delas estão mais ausentes e talvez estejam precisando de um pastoreio.
Fonte: APP MyKids