back to top
20.9 C
Vitória
domingo, 23 junho 2024

10 benefícios da oração no dia a dia

Foto: FreePIk

A prática estreita o relacionamento com Deus, proporciona cura, restauração e libertação, transforma o caráter e livra da tentação   

Por Patricia Scott 

A oração é um dos pilares da fé cristã. A prática é fundamental para que o crente estreite a intimidade com o Senhor e cresça espiritualmente. É o momento não somente de pedir bênçãos a Deus, mas, principalmente, de demonstrar um coração grato.

O teólogo Magno Paganelli explica que orar, na tradição cristã, é falar com Deus, abrir o coração para alguém que é íntimo, “uma vez que o Pai nos conhece melhor do que nós mesmos nos conhecemos”.

Ele destaca que orar é algo espontâneo, natural e rotineiro e que, embora Jesus tenha dado um modelo de oração, que é o Pai Nosso, esse não deve ser usado como um mantra a ser repetido, “mas visto como um tipo de sumário que contempla todas as necessidades humanas básicas e espirituais”, comenta.

- Continua após a publicidade -

Segundo Paganelli, pessoas que oram costumam entender e envolver-se com a vontade de Deus, já que o apóstolo João afirmou que ‘Deus responde positivamente aquelas orações feitas segundo a Sua vontade, não segundo as nossas.’

“Elas tendem a ser mais esperançosas, mais otimistas e menos ansiosas, porque compartilham com Deus as preocupações e recebem do Espírito Santo consolação e orientação para o dia a dia”, pontua o autor do livro “Caminhando com Deus Pai, da Acaz Editora/Citadel.

Magno observa, ainda, que pessoas que oram expressam ter mais segurança emocional, mesmo em meio aos problemas mais dramáticos da vida. Isso porque “entendem que não atravessam tempestades sozinhas”.

A pastora Patricia Andrade, da Comunidade Evangélica Projeto de Deus, em Anchieta, zona norte do Rio de Janeiro, afirma que a oração fortalece a fé. “Assim, a pessoa tem a convicção de que está sendo ouvida e será atendida, segundo os propósitos celestiais (Jeremias 33.3, João 14,13,14)”.

Ela também diz que a oração sara enfermidades, além de proporcionar liberação de perdão e cura para a alma. Desse modo, “a paz de espírito é alcançada, fazendo com que a pessoa fique livre de angústias e aflições”, prega Patricia.

A constância na oração requer compromisso, disciplina e tempo. Diante de um mundo tão secularizado e repleto de atividades, separar um momento para estar com Deus, para alguns, pode ser um grande desafio. No entanto, não existe comunhão com o Senhor sem a prática da oração. Não à toa a Bíblia destaca inúmeros exemplos de pessoas que pautaram a vida pela oração, como Daniel, Paulo, Elias e Ana.

10 importantes benefícios da oração no dia a dia

Fortalece o relacionamento com Deus – “Aproximem-se de Deus, e Ele se aproximará de vocês” (Tiago 4.8a ).

Paz e tranquilidade – “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças” (Filipenses 4.6,7).

Transforma o caráter – “Mas todos nós, com cara descoberta, refletindo, como um espelho, a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória, na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor” (2 Coríntios 3.18).

Cura e restaura – “Confessai as vossas culpas uns aos outros e orai uns pelos outros, para que sareis; a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos” (Tiago 5.16).

Força para vencer a tentação – “E quando chegou àquele lugar, disse-lhes: Orai, para que não entreis em tentação” (Lucas 22.40). 

Orientação para as decisões – “Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida” (Tiago 1.5).

Libera perdão – “E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra” (2 Crônicas 7.14).

Resposta do Senhor – “e o SENHOR lhe disse: Ouvi a tua oração e a tua súplica que fizeste perante mim; santifiquei a casa que edificaste, a fim de pôr ali o meu nome para sempre; os meus olhos e o meu coração estarão ali todos os dias” (1 Reis 9.3).

Milagres ocorrem – “E, tendo eles orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo e anunciavam com ousadia a palavra de Deus” (Atos 4.31). 

Libertação – “E disse-lhes: Esta casta não pode sair com coisa alguma, a não ser com oração e jejum” (Marcos 9.29).

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -