28.8 C
Vitória
quinta-feira, 28 março 2024

Vitória, uma cidade ocupada pelas famílias!

O município de Vitória vem colecionando títulos e premiações recentes, tornando-se destaque como uma das melhores cidades da América Latina para se viver, trabalhar e visitar. E também me orgulha dizer que fomos recentemente escolhidos pelo Instituto Ethos a gestão municipal mais transparente do Brasil.

E essa melhoria na qualidade de vida se deve às ações que estamos fazendo para que as pessoas voltem a ocupar os espaços públicos de Vitória. Mas para chegar a esse patamar, permita-me pontuar algumas dessas ações.

Vitória registra, há mais de um ano, queda em todas as ocorrências policiais. O número de homicídios de junho deste ano só havia sido observado em 1983, há 32 anos, quando o município tinha uma população muito menor e um ambiente em que a tragédia do crack, por exemplo, sequer existia! A redução de 51% nos homicídios é a maior no Estado e um índice raro no Brasil atual.

Nosso compromisso foi transformar Vitória em uma cidade mais organizada, mais segura e mais humana. A segurança pública era a maior demanda da cidade e é prioridade no nosso governo. O trabalho heroico realizado pelas polícias Militar e Civil encontra-se em total harmonia com a atuação da nossa nova Guarda Municipal, que na nossa gestão passou a atuar 24 horas por dia, desde o nosso primeiro ano.

- Continua após a publicidade -

Ampliamos a cobertura do sistema de videomonitoramento para quase 200 câmeras. Fizemos parceria com o Tribunal de Justiça no programa Botão do Pânico, para mulheres vítimas de violência. Cuido da segurança pública de Vitória pessoalmente, liderando o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), que reúne vários órgãos nas esferas, federal, estadual e municipal. Essa é uma conquista coletiva, da sociedade, na qual a PMV tem uma ação protagonista. Quero citar também nosso programa “Onde Anda Você?”, que aborda pessoas em situação de rua com acolhimento, tratamento, capacitação profissional e aluguel social, que também conseguiu reduzir em quase 90% o número de pessoas nas ruas, caindo de 732 para aproximadamente 100 pessoas.

Já inauguramos duas bases avançadas da Guarda Municipal (São Pedro e Centro Histórico). Até o final deste ano, teremos mais dois postos (Ponte da Passagem e Jardim Camburi). A Rua de Lazer de domingo funcionava apenas em uma parte da Praia de Camburi e na nossa gestão passou a estar disponível em toda a extensão da praia e no Centro da cidade. Implantamos a ciclofaixa de domingos e feriados, que atualmente reúne mais de 5 mil pessoas num espaço reservado para as famílias.

Recuperamos e construímos em apenas três anos mais que o dobro de quilômetros em ciclovias e ciclofaixas que existiam na cidade, trazendo humanização para a mobilidade urbana. Melhoramos a iluminação trocando as ultrapassadas lâmpadas amarelas pelas de LED, com luz branca, que iluminam mais e gastam menos energia.

Lançamos programas como o Esporte Noturno e o Circuito Parques, Praças e Praias, humanizando esses locais, que agora estão bem iluminados, limpos, com mais de 2 mil pessoas fazendo exercícios à noite, como zumba e ginástica aeróbica, em toda a cidade. Enfim, Vitória foi ocupada pelas famílias, tornando-se uma cidade com ambiente urbano mais frequentado, humanizado e mais seguro. Muito obrigado a toda a nossa equipe e a todos que contribuíram para o alto índice de aprovação do nosso governo, mesmo em um cenário político e econômico extremamente adverso.

Luciano Rezende é prefeito de Vitória

 

Mais Artigos

- Publicidade -

Comunhão Digital

Continua após a publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

Entrevistas