28.8 C
Vitória
terça-feira, 23 abril 2024

Vem aí novo modelo da Nova Bíblia Viva

A Mundo Cristão está lançando um novo modelo da Nova Bíblia Viva. O mesmo texto simplificado foi totalmente revisado de acordo com a nova ortografia da Língua Portuguesa. Além disso, houve uma preocupação especial em adequar a linguagem para acompanhar as mudanças naturais ocorridas em nosso idioma ao longo desses quase 30 anos.

Desde que foi lançada, a Nova Bíblia Viva tem se mostrado um grande sucesso de vendas. Em seis meses foram distribuídos cerca de 90 mil exemplares em todo o Brasil e também no exterior. Agora, os leitores têm a oportunidade de conhecer e adquirir um novo modelo, a edição especial, com capa flexível e colorida. E, em breve, chegarão mais dois modelos, com acabamento luxo.

Muito utilizada como ferramenta de evangelização, discipulado e estudo bíblico para iniciantes na fé cristã, por ter linguagem de fácil compreensão, a Nova Bíblia Viva difere de sua antecessora pelo texto mais moderno e próximo dos originais das Escrituras.

Sobre a Bíblia

- Continua após a publicidade -

Lançada em 1981, a Bíblia Viva foi a primeira edição brasileira da Bíblia Sagrada a contar com linguagem simplificada e de fácil compreensão. Ela foi concebida de acordo com os princípios de tradução que serviram de base para a pioneira Living Bible (EUA, 1971). O apelo da Bíblia Viva foi imediato, principalmente entre jovens e pessoas recém-convertidas ao cristianismo que desconheciam os termos eruditos e as construções sintáticas formais das versões bíblicas mais antigas.

“Para muitos leitores, abrir a Bíblia Viva passou a ser como respirar, pela primeira vez, o ar puro da compreensão”, declarou Isabella César, coordenadora de comunicação da editora. Duas razões motivaram esta revisão, empreendida em comum acordo entre a Sociedade Bíblica Internacional e a Editora Mundo Cristão. Em primeiro lugar, a língua portuguesa do Brasil é dinâmica, como todos os idiomas modernos, e muda de modo incremental e constante de acordo com os hábitos de uso do publico que fala, lê, ouve e escreve.

“Percebemos que na Bíblia Viva havia elementos de linguagem já ultrapassados. O que era moderno e comunicativo no início dos anos 1980 já não era necessariamente tão expressivo. Havia a necessidade de trazer a Bíblia efetivamente para o século 21. Em segundo lugar, determinamos a necessidade de trazer algumas opções semânticas e sintáticas da primeira edição a um alinhamento maior com as línguas originais das Escrituras”, explicou Isabella.

Como resultado, a Nova Bíblia Viva é tão simples e fácil de entender como sempre, e agora está ainda mais fiel aos originais redigidos em hebraico, aramaico e grego. Houve outras alterações. Na primeira edição, a indicação de versículos seguia a lógica da unidade de pensamento. Em vez de indicar versículos individuais, era feita a sinalização de blocos de versículos (ex.: 1-4, 12-15).

Na Nova Bíblia Viva, a divisão em parágrafos adequados foi mantida, mas foram inseridos os números de versículos de acordo com a divisão tradicional. Houve também uma nova diagramação de texto, com fonte sem serifa para maximizar a quantidade de texto por página e ao mesmo tempo tornar mais agradável a experiência da leitura.

O que o leitor recebe agora, portanto, é uma Bíblia de leitura agradável e fácil entendimento, como foi a edição de 1981, agora reconfigurada para os dias atuais. “A Palavra de Deus é muito mais que um registro histórico de documentos da antiguidade. Contém nada menos que a vontade revelada de Deus para todos os seus filhos. Na Nova Bíblia Viva, sua palavra se torna mais clara que nunca”, acrescentou Isabella.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -