Vacina contra gripe protege o coração

Foto ilustrativa

Idosos são as principais vítimas de problemas cardíacos no inverno. A vacinação é a melhor forma de proteger das doenças do coração.

A campanha nacional de vacinação contra o vírus influenza (gripe), começou nesta segunda-feira (23). Idosos acima de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, mulheres de até 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde. Esses são os grupos prioritários da Campanha do Ministério da Saúde

Além de se proteger contra a gripe, a vacinação é também uma grande aliada do coração. Isso porque a infecção pelo vírus influenza, ao provocar febre, pode alterar a frequência cardíaca, sobrecarregando o bombeamento de sangue pelo coração.

“A vacina da gripe é uma grande aliada do coração, principalmente nos idosos portadores de cardiopatias e que complicam muito quando são acometidos por determinados vírus no sistema respiratório, pois as complicações pulmonares são a segunda causa de morte nos idosos”, disse o cardiologista José Aid Soares Sad.

Segundo o médico, os portadores de cardiopatias crônicas são mais suscetíveis a complicação pelo vírus da gripe. “O vírus da gripe agrava o quadro inflamatório cardiovascular e pode levar a distúrbios na coagulação sanguínea. E favorece ao infarto”, contou.

Pesquisas

Um estudo para verificar o impacto da vacina contra gripe na redução de infartos, publicado no ano de 2000, demonstrou uma redução de 78% da ocorrência da doença,. Além de diminuir os níveis de hospitalização.

Dados da Associação Americana do Coração (American Heart Association), de 2015, mostram que em julho, os casos de infarto cardíaco chegam a aumentar entre 20% e 25%. E tem riscos ainda maiores para aqueles que já tenham uma predisposição ou sofrem de alguma doença no coração. A vacina é o caminho para evitar isso.


Leia mais

Mantendo o coração saudável
Ioga: estratégia para cuidar do coração
Arritmia: quando o coração bate fora do compasso

Aproveite as promoções especiais na Loja da Comunhão!