Japão se prepara para o tufão mais forte em 25 anos

Foto: Reuters

Tufão é uma nomenclatura utilizada para categorizar um tipo de ciclone que pode ter enorme poder de destruição, com rajadas de ventos que podem chegar aos 360 quilômetros por hora.

Chuvas torrenciais e fortes rajadas de vento marcam a chegada do tufão Jebi à costa oeste do Japão, considerado o mais potente dos últimos 25 anos. Mais de 600 voos foram cancelados, assim como serviços ferroviários. O aeroporto de Kansai, em Osaka, ficou parcialmente alagado, e os ventos chegaram a 210 km/h nesta terça-feira (4).

As autoridades japonesas emitiram um alerta para mais de 1 milhão de habitantes das zonas de risco. Uma pessoa morreu e cinco ficaram feridas, de acordo com um balanço provisório sobre os danos do tufão Jebi.

A previsão é que o tufão toque hoje a ilha de Shikoku ou a península de Kii. “Jebi”, que significa “engolir” em coreano, é o 21º da temporada no Pacífico.

Foto: Jiji Press / Prefeitura de Kagawa / AFP

A pressão atmosférica detectada no tufão e as fortes rajadas de vento, de até 216 km/h, levaram o organismo a qualificá-lo como o mais poderoso a chegar ao arquipélago nesta temporada e o mais forte em 25 anos, caso mantenha sua força ao tocar terra.

O Japão sofreu neste verão com vários fenômenos naturais como tufões e chuvas torrenciais, como as que deixaram mais de 200 mortos na metade sul do país.

*Com informações do portal Terra.

Aproveite as promoções especiais na Loja da Comunhão!