Trump é indicado para o Prêmio Nobel da Paz

Foto: Saul Loeb/AFP

A indicação do presidente americano foi feita depois da primeira cúpula dos Estados Unidos com um líder da Coreia do Norte após décadas de conflitos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz nesta quarta-feira (13) por dois deputados do Partido do Progresso (FRP, na sigla em norueguês) da Noruega.

O nome de Trump foi indicado após a histórica cúpula de ontem em Singapura com o líder norte-coreano, Kim Jong-un.

“O que está ocorrendo é histórico, está em andamento um processo que pode garantir a paz mundial no futuro. É um processo frágil, mas devemos fazer o possível para contribuir para que as negociações deem bons resultados. Acredito que podemos fazer algo dando o Nobel da Paz a Trump”, disse à emissora de televisão pública “NRK” Per-Willy Amundsen.

Os parlamentares Amundsen e Christian Tybring-Gjedde são do Partido do Progresso. Eles reconheceram que não foi assinado um acordo vinculativo entre Kim e Trump, mas ressaltaram que foram incluídas iniciativas para promover o desarmamento. Segundo os deputados, a ação de Trump cumpre com a vontade de Alfred Nobel, criador do prêmio, de distinguir o trabalho pelo desarmamento e em prol da irmandade entre os povos.

“Não seria a primeira vez que alguém envolvido em um processo receberia o prêmio, já aconteceu antes. Claro que devemos acompanhar o processo com atenção, mas, pelo fato de ter chegado aonde chegou, acredito que merece um Nobel da Paz”, afirmou Amundsen.

Disputam o Nobel da Paz de 2018 329 candidatos. 217 são pessoas e os demais organizações.


Leia mais

“Coreia do Norte não é mais ameaça, diz Trump
Kim Jong-Un: “O mundo vai ver uma grande mudança”
Cristãos mobilizam jejum e oração por Trump e Kim
Encontro das Coreias – Uma nova história de união e paz

Aproveite as promoções especiais na Loja da Comunhão!