Após ameaça, Trump coloca dúvida em ataque à Síria

Foto: Reprodução Web

Para o presidente sírio, qualquer ação pode trazer mais instabilidade para a região.

Um dia depois de citar a Rússia e ameaçar o uso de mísseis contra a Síria, em retaliação a um suposto ataque químico conduzido pelo regime de Bashar al-Assad, Donald Trump disse nesta quinta-feira (12), que o ataque “pode acontecer em breve, ou não tão breve assim”.

“Nunca disse quando um ataque à Síria aconteceria. Poderia ser muito em breve ou não! De qualquer forma, os Estados Unidos, sob minha administração, fizeram um ótimo trabalho livrando a região do ISIS (Estado Islâmico). Onde está o nosso “Obrigado América?”. A declaração foi feita pelo Twitter do presidente.

No entanto, um ataque de qualquer um dos países ocidentais poderia desestabilizar ainda mais a região da Siria. “Com todas as vitórias alcançadas no campo, as vozes de alguns estados ocidentais se levantam e as ações se intensificam em uma tentativa de mudar o curso dos acontecimentos. Essas vozes e qualquer ação possível contribuirão apenas com um aumento na instabilidade na região, ameaçando a paz e a segurança internacional”, declarou o presidente Sirio, Bashar Al-Assad, pela TV estatal síria.

Alerta da Rússia

Também nesta quinta-feira (12), o embaixador russo na ONU, Vasyl Nebenzia, alertou que há risco de guerra entre seu país e os Estados Unidos se a Casa Branca decidir lançar um ataque contra a Síria.

“Não podemos excluir nenhuma possibilidade, infelizmente, porque vimos mensagens saindo de Washington que são muito belicosas”, afirmou o embaixador a jornalistas na sede da ONU, em Nova York.

Segundo o diplomata russo, a prioridade é evitar o risco de guerra. E pediu que os EUA e seus aliados não utilizem a força contra a Síria. “Eles sabem que estamos lá. Eu gostaria que tivesse diálogo pelos canais apropriados para evitar qualquer acontecimento perigoso. A situação é muito perigosa e queremos deixar isso claro”, afirmou.


Leia também

Trump diz que vai lançar mísseis na Síria
Novos Ataques na Síria, Trump diz que vai tomar uma decisão
Trump promete que Israel terá “acordo final” de paz

Aproveite as promoções especiais na Loja da Comunhão!