Plataforma Transforma Brasil chega ao ES

O empreendedor social, Fábio Silva será o palestrante do evento. Foto: Reprodução

A plataforma é pioneira no País e já foi testada em grandes cidades brasileiras. O assunto será discutido nesta quinta em Vitória (ES). A liderança evangélica é convocada a participar.

Na próxima quinta-feira (08) a comunidade capixaba está sendo convocada para participar de um bate papo sobre voluntariado e engajamento cívico. O evento, que será realizado no auditório da Wine, em Vitória (ES), terá como palestrante uma das maiores autoridades no Brasil nesta área, o empreendedor social Fábio Silva.

Na ocasião, será apresentado a Plataforma “Transforma Brasil”, que é pioneira no País e já foi testada em capitais e grandes cidades brasileiras. O projeto foi criado pelo próprio empreendedor, que, em 2014 foi capacitado pelo Departamento de Estado Americano para desenvolver iniciativas sociais no Brasil.

Na época, líderes sociais de vários países em desenvolvimento passaram 40 dias nos Estados Unidos conhecendo os programas da agência nacional de voluntariado, que oferece uma série de benefícios para aqueles que tem algum tipo de engajamento cívico no País.l

“As pessoas querem dedicar parte do seu tempo a alguma causa ou propósito, mas nunca houve o ‘cardápio’ de opções e nem o incentivo pra isso. Agora, quem já tem o desejo de se dedicar voluntariamente a alguma instituição, vai saber onde pode ser útil e ter benefícios para fazer isso”, acredita Fábio.

O encontro gera expectativas. “O ES está despertando para a sua importância no cenário nacional. Muitos movimentos de empreendedorismo e impacto social estão surgindo. Nossa intenção é trazer para o Estado iniciativas bem sucedidas e exportar as boas ideias que nascem aqui”, destacou o empresário Fábio Hertel, organizador do evento.

Engajamento das Igrejas

A liderança evangélica é conclamada para participar do evento. Segundo o empresário Fábio Hertel, que também é cristão, o envolvimento da Igreja em obras sociais ainda é baixo. É preciso mais engajamento.

“São poucos cristãos que se envolvem em atividades sociais. A igreja não precisa criar um ministério voltado para isso, mas qualquer um pode desenvolver o voluntariado da forma como quiser. É relevante para as comunidades evangélicas por que se alinha muito com as propostas do Cristianismo. A Igreja precisa integrar seus membros na proposta do voluntariado e ao mesmo tempo incentivá-los a colocar seus dons, talentos, serviços e recursos a disposição da sociedade. É uma ótima forma da igreja incentivar a justiça social”, explicou.

A igreja pode promover a plataforma Transforma Brasil ao cadastrar sua disponibilidade em ajudar em qualquer área através de seus membros. (Acesse aqui para ter acesso ao site do projeto)

A ONG Visão Mundial, que é cristã, apóia a iniciativa. “Uma plataforma como essa dá as condições de conectar pessoas. No mundo totalmente digital em que vivemos hoje, conectar pessoas é fundamental para que elas possam fazer o bem”, declarou João Brito, diretor na América Latina da instituição.

“As entidades podem publicar suas necessidades e demandas e por outro lado os voluntários, que são os membros da igreja, cadastram seus recursos e disponibilidades. A igreja pode pedir para seus membros cadastrarem se colocando a disposição para atuarem como voluntários. É o famoso match do bem, que une a generosidade com a necessidade”, concluiu Hertel.

Sobre Fábio Silva

É empreendedor social, formado em Administração de Empresas, com MBA em Gestão. Fundou em 2016, a primeira incubadora de projetos sociais do País – Porto Social, que beneficia, a cada ano, 50 projetos sociais, oferecendo capacitação para profissionalizar a gestão das organizações.

Fábio descobriu sua vocação para a carreira, que ainda não é reconhecida no Brasil, em 2010, ao criar a ONG Novo Jeito, especializada em mobilizações sociais.

Em oito anos de atuação, a ONG já mobilizou mais de cem mil pessoas em ações voltadas para grandes emergências (incêndios e enchentes) e em prol de causas específicas (reformas de abrigos de idosos e hospitais, manifestações em prol do “amor”).
Em 2017, foi recebido pelo Papa Francisco devido às iniciativas que criou no Brasil.

Saiba mais

Dia: 08 de novembro (quinta-feira)
Hora: 
18h30
Local: Auditório da Wine – Vitória, ES
Acesse aqui para Inscrições e informações

Aproveite as promoções especiais na Loja da Comunhão!