27.7 C
Vitória
segunda-feira, 18 março 2024

Período de férias: ter mais tempo com a família é preciso

Momento aguardado ansiosamente por meses por profissionais de diversas áreas, as férias são para descansar a mente, restaurar a energia para desafios que estão por vir e ter um tempo extra de qualidade com quem se ama.

Embora seja tido por muitos apenas como sinônimo de despreocupação no que se refere às obrigações profissionais, a parada proporcionada pelas férias é vital para a saúde física, mental e espiritual da família. A importância desta parada, necessária independente do tempo e de recursos que se tem à disposição, é inclusive prevista na Palavra de Deus.

A necessidade do homem em cuidar do corpo e do espírito é, por exemplo, percebida na 1ª carta de Paulo aos Coríntios 6:19 e 20. Também é facilmente lembrado que o próprio Deus estabeleceu o descanso a cada 7 dias (Lv 23:3), e para a terra a cada 7 anos (Lv 25:1a 4). Logo, um tempo para que reflexão e repouso é vital para que o homem seja feliz.  Segundo o pastor Andrielly Thompson, da Primeira Igreja Batista em Jardim Camburi, ao criar o ser humano, Deus o projetou com a necessidade de descansar. “Esse descanso é diário; enquanto dormimos ou relaxamos a mente e o corpo através do lazer; semanal, quando usufruímos das folgas no fim de semana ou em outro dia; e anual, quando reservamos um tempo maior para desfrutar das férias. As férias são extremamente importantes para o revigoramento físico, mental e espiritual do indivíduo e é muito importante que elas sejam vividas e aproveitadas com a família e amigos mais chegados”, disse ele, que é casado com Alessandra Marques Thompson e pai de Sara e André.

Renovação dos laços

Segundo a psicóloga, psicanalista e terapeuta familiar Cássia Rodrigues, embora não se deva deixar apenas para as férias o momento para se ter um tempo de qualidade com a família, o fator descontraído e até lúdico que o período sugere facilita uma aproximação ou renovação dos laços. “O ideal seria a pessoa não tentar recuperar tudo nas férias, e sim que fizesse pelo menos uma refeição diária para conferir como estão as coisas com os membros de sua família. Estar com a família acaba sendo uma questão de crescimento emocional. Mas, as férias acabam servindo como encontro e reencontro. Além disso, é bom que se busque também ter contato com pessoas da sua infância, como família e amigos”, frisou.

Período de férias: ter mais tempo com a família é precisoPara o pastor Paulo César Oliveira, da Igreja Assembleia de Deus Ministério Vida Abundante, mais importante que o tempo do descanso é o que se faz com este tempo. E tudo deve ser planejado. “Férias é um período para distração, lazer, para se recompor fisicamente, emocionalmente e até mesmo espiritualmente. É muito importante todo cidadão fazer um planejamento anual incluindo um período de pelo menos 20 dias para férias. Esse período das férias pode ajudar no relacionamento com a família, mas não recuperar um tempo negligenciado de meses ou anos. No dia a dia, devemos reservar um tempo para família: almoço, jantar ou mesmo aquele momento no fim de noite. Mesmo que o tempo seja curto, que seja com qualidade, sem a interferência de TV ou celulares”, destacou ele.

- Continua após a publicidade -
Você precisa de menos do que imagina para descansar

De acordo com o pastor Andrielly, é interessante ter em mente que o descanso não está restrito a um período determinado, como um mês, por exemplo. “Os tempos de descanso não se resumem às férias, eles também ocorrem na escala diária e semanal. Quero dizer que não se pode permitir que a correria da vida roube os momentos de qualidade com a família. Tais momentos podem ser desfrutados nos fins de semana e em alguma noite durante semana, reservando a noite da família, por exemplo. As férias servem para proporcionar um investimento maior, uma injeção mais potente nos relacionamentos familiares. Durante as férias, é importante sair para passear nos parques e praias da cidade, para dar um passeio nas cidades próximas aonde vive, para visitar os avós e tios, para combinar com outros casais amigos que tenham filhos na idade dos seus para fazerem uma noite de jogos ou noite do cinema em casa, com direito a pipoca e guloseimas, enfim, há várias maneiras de aproveitar as férias com a família”, falou ele.

A psicóloga Cássia Rodrigues completa o pensamento do pastor, dizendo que é boa ideia que a pessoa saia da rotina. “É uma oportunidade para a pessoa fazer um tempo de reflexão. É aconselhável que ela mude totalmente o seu cotidiano durante esse período. Se é uma pessoa de hábitos urbanos, é interessante que busque um lugar mais tranqüilo e com contato com a natureza. Se programe e avalie o que, no dia a dia, você não consegue ver ou fazer. É fundamental reservar um tempo também para a família”, disse.

Dinheiro não é tudo

O dinheiro também não é, ao contrário do que se pode pensar a princípio, fator determinante para um período de descanso de qualidade com a família. “Eu sou do Rio de Janeiro, mas é Vitória que é uma cidade maravilhosa. Temos belas praias e montanhas, tudo pertinho. E quer uma diversão mais barata e democrática que praia? Várias coisas não dependem de dinheiro, temos também parques e outros lugares para sair da rotina. Ser flexível é vital. Aqui, tudo é maravilhoso, até o engarrafamento é pequeno e causa pouco aborrecimento. Precisamos valorizar as pequenas coisas. Se a pessoa não quer sair, até mesmo o hábito de alugar um filme, fazer uma pipoca e assistir com família pode ser muito divertido e recompensador”, disse Cássia.

O advogado Talles Marchito, membro da igreja do pastor Andrielly, não dispensa férias em família e até prefere programações caseiras para os momentos de descanso. “Os meus programas de férias sempre envolvem minha família; ainda que eu faça alguns passeios com os amigos, reservo tempo para estar com meus familiares. Eu sou muito caseiro e gosto de reunir os amigos para conversar e comer uma comida preparada na hora, enquanto nos distraímos com um bom jogo de tabuleiro”, falou ele, que procura sempre estar junto da mãe, Nercia de Almeida Fundão Marchito, e das irmãs Thaís e Tássia Fundão Marchito.

A ideia de reunir amigos e parentes em casa, se divertindo e descansando a cabeça do cotidiano estressante, é compartilhada pelo designer Felipe Santos, membro do Ministério Internacional Betel. “Sempre vamos ao cinema, praia ou clube. Muitas vezes preferimos chamar todos os amigos e familiares, e fazer um churrasco em casa. As férias são muito importantes para os cuidados com o corpo, alma e espírito. Mas também são importantes para a mente. Fazer coisas fora de nossa rotina de trabalho renovam nossas forças e ideias. Eu sempre procuro sempre buscar novas ideias em lugares diferentes, fazendo coisas diferentes, e isso tem influenciado em meu trabalho”, destacou ele.

Desligue o celular e abra a Bíblia

Conseguir se desligar da rotina do trabalho não é tarefa fácil. E com a popularização dos celulares e dos notebooks, passou a ser ainda mais complicado deixar 100% de lado a vida profissional durante os dias de férias.  O roteiro para esses autênticos workaholics é quase sempre o mesmo: mesmo viajando, é difícil para não ter sempre um celular à mão, ou checar diversas vezes ao dia a caixa de e-mails.

Período de férias: ter mais tempo com a família é preciso
Celular x Bíblia

Segundo a psicóloga Cássia Rodrigues, a dica principal para evitar isso é: não ache que você é insubstituível. “A pessoa não pode pegar mais responsabilidades durante as férias. Não ache que o mundo vai parar e a empresa vai ter prejuízo por você não estar lá. Existem pessoas competentes e que poderão te substituir nesse período de férias. Se for inevitável, que veja só uma vez por dia o e-mail, ou que só receba ligações em casos de urgência. Foque seus pensamentos no período de descanso. Aproveite para diminuir as distâncias emocionais com as pessoas que vivem com você”, disse ela.

O designer Felipe Santos gosta de usar organização para criar prioridades, inlusive no período de férias. “A pessoa que se ocupa com o trabalho em seu horário de descanso, quase sempre não se organiza em seu trabalho. A falta de organização é o caminho para nascer um workaholic em cada um. Se tivermos organização, faremos todas as nossas obrigações lá mesmo, sem precisar levar trabalho para casa e usar nosso tempo de descanso” frisou ele.

Se antecipar para o momento de descanso, deixando tudo preparado para evitar pendências preocupantes, é uma solução apontada pelo pastor Paulo Cesar Oliveira para que o trabalho não  atrapalhe as férias. “É importante se planejar no trabalho para não acumular tarefas, antecipando ou prorrogando os compromissos. Também é sempre bom respeitar o seu período de descanso, não atendendo os telefonemas de negócios no momento familiar”, falou.

Além do repouso e do foco na família, aproveitar suas horas vagas para uma leitura da Bíblia, ou, em caso de viagem, conhecer alguma nova igreja, são apontadas pelos ouvidos também como ações válidas para um momento de comunhão com o Pai. “Não tiramos férias de Deus. Mesmo que você viaje e na cidade onde está não tenha uma igreja de sua denominação, sempre é possível fazer um culto doméstico, ou no quarto do hotel para aqueles que estão longe de casa. Reúna seus parentes e amigos e façam uma leitura da Bíblia. Filho se converte dentro de casa, então, aproveite o momento para aprender sobre a Palavra junto da família. A igreja somos nós”, explicou Cássia.

Visitar outras igrejas quando viaja, aliás, é um programa muito apreciado pelo advogado Talles Marchito. “Já tive experiências incríveis. Além de conhecer pessoas e forjar novas amizades, geralmente volto pra casa com uma visão mais ampla do Reino de Deus. É incrível ser lembrado de que o povo dEle está espalhado por toda a Terra e ver como Deus atua de maneiras diferentes em diferentes realidades”, enfatizou.

Para o pastor Andrielly Thompson, férias devem ser tratadas sempre como um período para se fazer o que se gosta. “Em tempo de férias, brinque o máximo com os filhos, namore bastante o cônjuge e faça aquilo que vocês mais gostam como família, seja um passeio, assistir filmes ou jogar. Leia bons livros, conheça novos lugares e pessoas, dedique tempos agradáveis para estar com Deus em lugares diferentes como beira da praia e no silêncio das montanhas. Faça cultinhos divertidos com as crianças. Cuide para não se envolver com coisas, lugares e pessoas que não vão lhe trazer nenhum benefício. Faça como o sábio recomenda: ‘Aproveite a vida e seja feliz. Faça tudo o que quiser e siga os desejos de seu coração, mas lembre-se que vamos prestar contas de nossa vida a Deus.’ (adaptação de Eclesiastes 11.9)”, finalizou ele.

A ordem é fazer tão somente o que se tem prazer e o que faz tanta falta em outros momentos do ano. Isso inclui namorar o companheiro, brincar com os irmãos e os filhos, falar e ouvir das coisas de Deus, conhecer lugares, reforçar laços, fazer amizades. Enfim, aproveitar as férias, onde quer que seja, é viver com qualidade.


Publicação originalmente publicada em 6 de Março de 2013

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -