Ações de prevenção ao suicídio no Setembro Amarelo

No Brasil, uma das instituições que trabalham na prevenção do suicídio é o Centro de Valorização da Vida (CVV), que existe há 55 anos e conta com mais de 70 postos e cerca de 2.000 voluntários no país

Os números são estarrecedores. A cada 45 minutos um brasileiro morre vítima do suicídio. Em todo o mundo, ele mata mais que as guerras.

Para reverter este quadro, foi criado o movimento mundial Setembro Amarelo, que é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio.

A campanha ocorre deste 2014 e consiste em iluminar ou sinalizar locais públicos com faixas ou símbolos amarelos, além da realização de atividades sobre o tema. O objetivo é alertar a população sobre o problema e mostrar que nove em cada 10 casos poderiam ser prevenidos.

No Espírito Santo, já está confirmada a iluminação dos pilares da Terceira Ponte, o Teatro da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e da sede do Centro de Valorização da Vida (CVV) CVV, na avenida Alberto Torres, em Jucutuquara, Vitória (ES). Além disso, está programada uma série de atividades, como palestras, seminários, distribuição de informativos, caminhadas, entre outras.

Iniciado no Brasil pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), o Setembro Amarelo realizou as primeiras atividades em 2014 concentradas em Brasília. Em 2015 já conseguiu uma maior exposição com ações em todas as regiões do País.

Mundialmente, a Associação Internacional para Prevenção do Suicídio (ASP) estimula a divulgação da causa, sendo 10 de Setembro o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

CVV

No Brasil, uma das instituições que trabalham na prevenção do suicídio é o Centro de Valorização da Vida (CVV), que existe há 55 anos e conta com mais de 70 postos e cerca de 2.000 voluntários no país. No Estado há dois postos, um deles em Vitória, com 33 anos, e outro em Linhares, criado no ano passado. O trabalho dos voluntários do CVV consiste em ouvir as pessoas e deixá-las compartilhar momentos difíceis pelos quais estão passando.

Programação

A partir desta quarta-feira (30) até o dia 28 de setembro, a instituição realiza atividades de conscientização. Hoje (30), ocorre o V Seminário Prevenção do Suicídio, no Teatro da Ufes. No próximo sábado (02), haverá a palestra Sociedade Silenciada, no Teatro da Ufes, em Vitória (ES), a partir das 12h30.

Compartilhe

Aproveite as promoções especiais na Loja da Comunhão!