28.3 C
Vitória
quinta-feira, 18 abril 2024

Setembro Amarelo: mês de prevenção do suicídio

O movimento mundial Setembro Amarelo busca conscientizar a população sobre a realidade do suicídio e mostrar que existe prevenção em mais de 90% dos casos. O suicídio é considerado um problema de saúde pública e mata um brasileiro a cada 45 minutos e uma pessoa a cada 40 segundos em todo o mundo. Apesar de números tão alarmantes, o assunto ainda é tratado como tabu. Evita-se o tema, o que só colabora para o seu aumento. As pessoas que tentam o suicídio pedem ajuda, mas, normalmente, não são compreendidas. Deixar de falar sobre o assunto só colabora para esse distanciamento social.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu a data de 10 de setembro como o Dia Internacional de Prevenção do Suicídio. O movimento Setembro Amarelo é estimulado mundialmente pela Associação Internacional pela Prevenção do Suicídio (IASP), e consiste em iluminar ou sinalizar locais públicos com faixas ou símbolos amarelos.

No Brasil, uma das instituições que trabalham pela causa é o CVV (Centro de
Valorização da Vida), entidade que atua gratuitamente na prevenção do suicídio há 53 anos e tem 70 pontos de apoio em todo o país. Um deles é o de Vitória, com 31 anos, o único posto do CVV até o momento em nosso Estado.

Como as pessoas podem participar Setembro Amarelo? Iluminando ou identificando a fachada de sua casa ou do prédio onde mora, usando fitas ou panos amarelos em carros, motos e bicicletas, vestindo camisetas amarelas, compartilhando e divulgando na internet e redes sociais.

- Continua após a publicidade -
O CVV Vitória preparou ações para o Setembro Amarelo:
1 – Iluminação em “amarelo” de pontos públicos na Grande Vitória (GV);

2 – Participação no Seminário sobre prevenção do suicídio entre jovens e crianças, dias 25 e 26 de setembro. Local: UFES.

3 – Apresentação de projetos de lei junto às prefeituras e câmaras municipais da GV para inclusão do mês de setembro (e do dia 10) como período de conscientização da população sobre a realidade do suicídio e sua prevenção. Um projeto na Câmara de Vitória já foi elaborado e aguarda aprovação;

4 – Distribuição de panfletos e laços amarelos;

5 – Participação no evento Cariacica + Cidadã/Ação Global com um estande do Setembro Amarelo do CVV;

6 – Realização do I Seminário sobre Suicídio e suas Repercussões Jurídicas em parceria com a FINAC. Dia 01 de setembro, 19h, na FINAC (Av. Vitória, 3.069, Jucutuquara);

7 – Realização de palestras em hospitais e instituições.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -