Um like que pode levar saúde odontológica ao Sertão

Foto: Instituto Água Viva

O Instituto Água Viva está concorrendo ao prêmio de odontologia pelo Instituto Valoriza Odonto. Quanto mais ‘likes’ o projeto ganhar, mais pessoas poderão ser beneficiadas com atendimentos odontológicos no interior do Sertão do Brasil.

O Instituto Valoriza Odonto é uma iniciativa da Dental Cremer para apoiar ações voluntárias de melhoria e atendimento da saúde bucal feitas por dentistas brasileiros. O projeto que alcança ao menos 100 curtidas, torna-se elegível a receber uma doação em produtos da Dental Cremer. Manifeste o seu apoio no link: SAÚDE MAIS SERTÃO.

Saúde Mais Sertão

O projeto “Saúde Mais Sertão”, do Instituto Água Viva, consiste em manter vans que funcionam como consultórios médicos e odontológicos, à disposição das comunidades sertanejas do Nordeste da Bahia e Piauí. Mensalmente, médicos e dentistas voluntários de diversos estados do Brasil viajam ao Sertão para doar um pouco de amor ao povo sertanejo que, muitas vezes, nunca tiveram acesso a um médico. O Instituto mantém as vans com motoristas. Os médicos são voluntários. Assim, conseguimos criar uma rede de apoiadores.

Só em 2017, foram mais de 10 mil atendimentos médicos e odontológicos. Uma média de 1.000 atendimentos odontológicos por mês, sendo que em janeiro e julho esse número chegou a três mil. O projeto alcança as comunidades mais rurais do Sertão, muitas delas quilombolas. Uma população à margem do Poder Público, onde não se chegam projetos sociais.

Bom Jesus da Lapa, Paratinga, Casa Nova, Juazeiro, Miguel Calmon, Acauã-PI, Lapão, Mirangaba, Morrão, São Feliz Coribe, Aguada Nova, Curral das Várzeas, são algumas das cidades já beneficiadas. Ao todo, foram mais de 50 municípios e mais de 300 comunidades rurais atendidas.

Atuação

O projeto é uma esperança para todos os que recebem tratamento. Sem condições de irem até uma cidade maior, e mesmo se forem, não têm condições de pagarem por uma intervenção. Muitos chegam precisando extrair dentes, pois o tempo sem ter uma oportunidade de tratamento é grande.

Uma equipe de apoio faz a avaliação para agilizar os procedimentos ao longo do dia. Geralmente, a equipe de profissionais sai de Vitória, capital do Espírito Santo, em direção a um dos aeroportos, por exemplo, Petrolina. De lá, seguem de carro por duas horas a uma próxima cidade. Cada equipe, de quatro a seis médicos, passa uma média de três dias em atendimentos e retornam.

O Instituto

O Instituto Água Viva, criado em 2015, é uma organização social sem fins lucrativos. Atua no Sertão do Nordeste, sobretudo nos estados da Bahia, Piauí e Pernambuco onde se observa os piores IDH do País, com renda per capta abaixo de ½ salário mínimo. O Sertão, região do semiárido, é uma região de extrema pobreza e vulnerabilidade social, onde quase nenhum projeto governamental está inserido.

Aproveite as promoções especiais na Loja da Comunhão!