23.8 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril 2024

Sermão: Medo, Fé e Jesus

Foto: Reprodução Web

Todo mundo tem medo de alguma coisa. Pode ser aranhas, pequenos espaços, falar em público – qualquer medo é possível.

Ainda estou para encontrar uma pessoa que nunca sentiu o menor lampejo momentâneo de medo em sua vida. É normal sentir medo de vez em quando e às vezes é muito útil sentir medo – seu corpo prepara você para lutar ou lutar contra ele. Mas o que acontece quando, em vez de o medo durar alguns momentos, ele descompacta suas malas e se instala para o longo prazo? E quando começa a ditar como você vive sua vida?

O medo tem o potencial de nos manter cativos e nos impedir de viver na plenitude da vida a que Cristo nos chamou. O medo veio direto depois do outono – Adão disse a Deus que estava com medo porque estava nu. No entanto, a Bíblia está constantemente nos dizendo para não ter medo – 365 vezes para ser exato. Deus não quer que vivamos uma vida de medo – ele quer que sejamos libertados.

Eu quero ver como podemos nos libertar de viver uma vida de medo e viver uma vida plena. Esta tem sido uma jornada na qual eu estive (e ainda continuo) e vou compartilhar um pouco da minha própria história e ver uma história na Bíblia para nos ajudar a descompactar o que devemos fazer diante do medo. que podemos ser libertados.

Uma das minhas histórias bíblicas favoritas é em Mateus 8, onde Jesus está em um barco com seus discípulos. Depois de um dia de pregação, Jesus adormece e, em seguida, uma enorme tempestade inesperada explode ao redor do barco e os discípulos ficam aterrorizados. Muitos deles eram pescadores, eles devem ter navegado em todos os tipos de condições, mas esta tempestade os assustou, o que nos diz o quão extremo foi. Eles entraram em pânico e acordaram Jesus gritando: “Todos nós vamos morrer!” Jesus então faz a pergunta ‘Por que você está com medo?’

- Continua após a publicidade -

Isto parece-me uma questão bastante ridícula. Deve ter sido óbvio porque eles estavam com medo. Na verdade, eu espero que Jesus tenha que rugir a pergunta sobre o som do vento uivando, enquanto tenta não cair das ondas balançando o barco tão violentamente. Mas ele ainda pergunta porque eles estão com medo. Para mim, o medo deles parecia completamente racional – eles estavam enfrentando a morte por um naufrágio. Mas olhe para quem estava com eles no barco. O criador – aquele que tem autoridade sobre toda a terra, ele estava a bordo! O criador estava no barco com eles na tempestade – não havia necessidade de ter medo.

Então Ele diz para as ondas ficarem imóveis e diz para o vento calar a boca, e os discípulos ficam maravilhados imaginando que tipo de homem eles estavam compartilhando um barco. Ao acalmar a tempestade, Jesus lhes dá um vislumbre de quem Ele é. O significado da tempestade empalidece em comparação com o significado de quem é Jesus. O problema do medo é que nos concentramos tanto no medo, e perdemos de vista Jesus e o que Ele tem o poder de fazer.

Na história de Jesus acalmando a tempestade, o momento chave para mim não é quando Jesus acalma a tempestade ou quando a tempestade sopra, mas o momento em que os discípulos vão e acordam Jesus. Em sua hora de necessidade, eles se voltaram para aquele que eles acreditavam que poderia salvá-los.

Isso é exatamente o que eu fiz na noite anterior ao exame que tinha de realizar. Eu estava no modo de derretimento e não conseguia parar de lavar as mãos. Eu odiava o quão ansiosa eu estava e clamei a Deus. Eu não gritei por cura, o que eu gritei foi que Deus me diria se estava tudo bem em parar de lavar minhas mãos. Eu estava com medo de lutar contra a obsessão, então naquele momento essa foi a minha oração. Me diga se eu posso parar. Desci as escadas e entrei na cozinha e a primeira coisa em que meus olhos caíram foi uma caixa de detergente em pé na lateral e na frente da caixa, em enormes letras vermelhas lia-se o slogan “Sujeira é boa”. Naquele exato momento, Deus respondeu minha oração específica. Ele falou na minha situação.

Jesus nunca empurra para dentro. Ele permaneceu adormecido para que os discípulos tivessem a escolha de acordá-lo ou não. Apocalipse 3:20 diz isto ‘Aqui estou eu! Eu estou na porta e bato. Se alguém ouvir minha voz e abrir a porta, entrarei e comerei com essa pessoa e eles comigo. Jesus não é um para empurrar sem ser convidado. Ele esperou que os discípulos perguntassem. Ele espera que a gente pergunte. Ele espera que nós o escolhamos.

Depois que Jesus acalma a tempestade, os discípulos não ficam dizendo: “Que tempestade terrível”, eles ficam dizendo: “Que criação humana lhe obedece!” Quando nos voltamos para Jesus no meio de nossas tempestades, nosso foco muda de olhar para a tempestade para olhar para Deus. Se estamos olhando para ele, então não estamos olhando para a tempestade. Se somos dominados pelo Seu amor perfeito, que em 1 João 4 promete expulsar todo o medo, então deixamos de ser subjugados pela tempestade. Enquanto a música vai ‘vire os olhos para Jesus, olhe cheio em sua face maravilhosa, e as coisas da terra crescerão estranhamente sombrias, à luz de sua glória e graça’.

Depois da revelação da caixa de detergente, não fui subitamente curado. Eu ainda lavava minhas mãos muito frequentemente, eu ainda me preocupava e ainda me sentia doente. Mas meu foco não estava mais na tempestade, era no Deus que estava comigo nela. E pouco a pouco comecei a me recuperar. Ainda tenho meus feitiços ansiosos, mas sei que Deus está comigo no barco, e me certifico de que viro meus olhos para ele, em vez de olhar para a tempestade. É fazendo isso que podemos nos livrar de nossos medos, à medida que os problemas ao nosso redor diminuem em comparação com a glória daquele que nos criou, aquele que nos ama e aquele que promete nunca nos abandonar. Só olhando para ele podemos nos libertar do medo.

Lydia Lee. *Com informações de Christian Today.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -