26.6 C
Vitória
terça-feira, 19 março 2024

Sentir raiva de Deus é justo?

Foto: Reprodução

Os Salmos nos mostram como protestar fielmente a Deus.

Enquanto eu estava recebendo quimioterapia intensa, um estudante do seminário me disse que estava orando por mim por meio do Salmo 102.

“Na minha angústia eu gemo alto
e estou reduzido a pele e ossos.
Eu sou como uma coruja do deserto,
como uma coruja entre as ruínas.” (v. 5–6)

Meu coração pulou uma batida. Ao ler, descobri que o salmo continha uma queixa e uma petição que senti profundamente, mas não sabia como expressar:

“No curso da minha vida ele quebrou a minha força;
ele cortou meus dias.
Então eu disse:
“Não me leve, meu Deus,
no meio dos meus dias;
os vossos anos passam por todas as gerações.” (v. 23–24)

- Continua após a publicidade -

Por favor, meus filhos são um e três. Por favor, não me cortem “no meio dos meus dias”. Seus anos, oh Deus, “prossigam por todas as gerações”. Você tem muito.

Inconsistência Evangélica

Nesta experiência, fiquei cara a cara com uma inconsistência construída em minha educação evangélica. Nós éramos uma igreja centrada na Bíblia, memorizando e cantando versos dos Salmos junto com nossas outras canções mais contemporâneas de louvor. No entanto, quando comecei a notar no ensino médio, escolhemos uma faixa estreita de sentimentos: Louvor e agradecimento? Sim. Tristeza virou alegria? Sim. Confissão a Deus? Sim. No entanto, ao ler o Livro dos Salmos, muitos (se não a maioria) dos Salmos não se encaixavam nesses moldes.

E quanto aos salmos que pareciam protestar contra Deus, para expressar raiva e medo? Eu tinha aprendido que os Salmos eram a Palavra de Deus dada para nossa própria oração. Mas eu não tinha como incorporar o tipo mais difundido de salmo (cerca de 40% do livro) – os salmos de lamento. Quando a melodia dos salmos era em tom menor, até mesmo dissonante, eu simplesmente não cantava junto.

Eu não estava sozinho em minha inexperiência com salmos de lamento. Desde o meu diagnóstico de câncer, falei com inúmeras plateias cristãs que compartilhavam minha falta de familiaridade com os lamentos dos salmos. Se um estudante universitário que cresceu em um lar cristão ou um contador de 65 anos com décadas de experiência de liderança leiga na igreja, o refrão era o mesmo: nunca lhes ocorreu que eles poderiam orar salmos que não se encaixavam o molde de louvor / confissão / ação de graças. Eles tinham altas visões das Escrituras, mas, na verdade, eles escolheram os Salmos, assim como eu escolhi meus versos preferidos, pulando as partes difíceis. Esta não foi, eles descobriram, uma visão elevada das Escrituras depois de tudo.

Nossas orações devem ser tão amplas e profundas quanto os Salmos? Acredito que nossa resposta – em teoria e prática – deveria ser um inequívoco sim. Mas, para percorrer esse caminho, precisamos considerar duas questões fundamentais: se é aceitável levar diante de Deus os sentimentos negativos que temos evitado e, em segundo lugar, se é aceitável que estejamos zangados com o próprio Deus.

Os músculos do discipulado da vida inteira

Recentemente, visitei um fisioterapeuta por causa de dor aguda nas costas. Depois de um exame, ela apontou para um cartaz na parede mostrando anatomia muscular. “Estes músculos nas costas estão trabalhando muito duro”, disse ela. “Quando você se senta no computador, quando ergue as coisas, está usando esses mesmos músculos. Eles são tensos e fatigados e é doloroso – não porque são fracos, mas porque são usados ​​em excesso ”.

Eu perguntei a ela como eu poderia dar-lhes algum alívio e resolver o problema que esta dor estava sinalizando. “Precisamos fortalecer esses outros músculos”, disse ela. O uso excessivo de alguns músculos levou outros músculos a enfraquecer e o resultado foi disfunção corporal. Em vez de me sentir forte, até meus músculos mais fortes pareciam doloridos e apertados porque não tinham apoio de outros músculos essenciais da anatomia.

Os Salmos, como o mapa na parede do consultório médico, nos dão uma lição de anatomia. Ao apresentar os Salmos, João Calvino diz que eles são “uma anatomia de todas as partes da alma”. Pois “não existe uma emoção da qual qualquer um possa ser consciente e que não esteja aqui representado como em um espelho”.

Criaturas com muitos tipos de emoções precisam de um livro de orações com o mesmo amplo alcance. Assim, o livro de orações dos Salmos inclui lamentos expressando raiva, desesperança e outras partes intratáveis ​​da anatomia das criaturas. Se pularmos os salmos “negativos” para os “felizes”, estaremos perdendo um dom que o Espírito de Deus deseja para nós. Pois, como Calvino nos lembra, nos Salmos, “o Espírito Santo tem aqui atraído para a vida todas as aflições, tristezas, medos, dúvidas, esperanças, preocupações, perplexidades, enfim, todas as emoções perturbadoras com as quais as mentes dos homens costumam ser agitados.

Tenho notado que muitas estações de rádio cristãs tocam “hits cristãos positivos” intercalados com “palavras encorajadoras da Bíblia”. Da mesma forma, muitos santuários da igreja apenas ressoam com uma gama restrita de emoções, não o escopo completo do repertório do salmista. Alegria e encorajamento são maravilhosos, mas e as outras emoções nos salmos: desesperança, raiva, confusão, solidão?

“Durante toda a noite, inundei minha cama com lágrimas e encharquei meu leito com lágrimas”, diz o salmista: “Meus olhos se enfraquecem de tristeza” (Sl. 6:6-7). Ele aparentemente não recebeu o memorando sobre palavras “positivas e encorajadoras”. No entanto, embora este salmo expresse uma desesperança vulnerável que pode parecer fora de lugar para nós, ele traz essas emoções profundamente humanas diante do Senhor.

Podemos e devemos celebrar a fidelidade de Deus em alegria e gratidão, mas se quisermos usar bem esses músculos em nossa anatomia, precisamos exercitar nossos outros músculos, trazendo respostas como desapontamento, dor e pesar diante do Senhor do convênio em oração. A alegria e a ação de graças podem tornar-se esgotadas, até mesmo cínicas, quando desconsideramos as emoções mais “negativas” na vida cristã. De fato, mais do que alguns se afastaram completamente da fé porque sentiram que não havia lugar para seus sentimentos de desesperança, raiva e medo.

Raiva Fiel e Infiel de Deus

A resistência ao lamento em muitos círculos evangélicos está enraizada em uma preocupação profunda: é sempre aceitável, mesmo fiel, dirigir nossa ira a Deus? Como muitos outros, eu fui ensinado implicitamente que trazer protesto a Deus é errado evitando cuidadosamente orar ou cantar esses tipos de salmos. Presumivelmente, pulamos mais de um terço dos salmos porque são modelos inaceitáveis ​​de oração. Mas também ouvi pastores de uma ampla gama de tradições eclesiásticas ensinarem explicitamente que é pecado estar com raiva de Deus.

Por exemplo, John Piper garante que pode ser fiel trazer a raiva de outros para a presença de Deus, mas ele afirma que direcionar a ira para Deus é sempre uma “emoção pecaminosa”. Por quê? Porque a raiva só deve ser dirigida àqueles que são pecadores, falíveis: “A raiva de uma pessoa sempre implica forte desaprovação. Se você está com raiva de mim, pensa que fiz algo que não deveria ter feito ”.

Contudo, em contraste, os caminhos de Deus são perfeitos – mesmo que Deus opte por permitir que Satanás “nos magoe e aos nossos filhos”, como no caso de Jó. Assim, Piper argumenta que estar com raiva de Deus nunca está certo. “É errado – sempre errado – desaprovar a Deus pelo que ele faz e permite”.

Em termos bíblicos, Piper está parcialmente certo – pois há duas grandes trajetórias de raiva contra Deus nas Escrituras.

Em um deles, a ira contra Deus leva a uma saída – nos afastando da comunhão, servindo a outros deuses. Os livros de Êxodo e Números dão numerosos exemplos dos “resmungos” dos israelitas após a libertação do Egito na longa jornada à terra que o Senhor havia prometido. Eles se afastaram da promessa de Deus para eles como povo do convênio. Em sua impaciência e raiva, eles repreenderam Moisés e até mesmo converteram sua devoção a um bezerro de ouro inventado por eles mesmos. Claramente, se estamos zangados com Deus de uma forma que nos deixa chafurdando em autopiedade ou servindo deuses que não o Senhor, precisamos nos arrepender dessa falha em amar o Senhor nosso Deus.

Mas a abordagem de Piper perde a segunda grande trajetória bíblica, que nos dá um caminho para expressar fielmente reclamações, raiva e até mesmo protestar contra Deus. Nessa abordagem, o povo de Deus não se afasta de seu Senhor da aliança, mas para com ele. De fato, toda vez que os salmistas expressam raiva contra Deus, eles o fazem em oração, em comunhão com o Senhor, mesmo que expressem também uma desaprovação provisória da ação de Deus.

Os salmistas não saem do espaço da comunhão da aliança – eles não consideram Deus malévolo, mesmo quando se queixam: “Por quanto tempo, Senhor? Você vai me esquecer para sempre? Até quando te esconderás de mim o teu rosto? ”(Sl. 13:1).

Em vez de se afastar como um amante abandonado, salmos como esse trazem raiva de Deus para com Deus – concentrando-se não em nossas próprias idéias de como uma divindade deve servir aos nossos interesses, mas nas promessas de casamento da aliança que recebemos do Senhor. De novo e de novo, Deus diz que sempre se lembrará de seu povo e ele brilhará seu rosto sobre seu povo. No entanto, essas promessas não parecem estar se concretizando no meio da calamidade dos salmistas.

Assim, com os salmistas, somos convidados a lançar as promessas de Deus de volta a ele. Deus não ajuda aqueles que clamam por ele? A vida de fé parece colocar isso em questão:

“Eu choro por ajuda, Senhor;
de manhã minha oração vem antes de você.
Por que, Senhor, você me rejeita
e esconde seu rosto de mim?” (Salmo 88:13–14)

O salmista expressa raiva de Deus não por falta de fé, mas por causa de uma profunda fé nas promessas de Deus.

Isso não deveria nos surpreender. Imagine seu relacionamento com um cônjuge ou um amigo próximo. Se você está bravo com essa pessoa, você deve sair e desabafar sobre seus sentimentos para outro amigo? Se o relacionamento é saudável, espero que não. É preciso uma confiança profunda e duradoura para reclamar direta e abertamente com a pessoa com quem você está zangado. Da mesma forma, embora Deus seja sempre Senhor na comunhão da aliança, ele deseja que permaneçamos na sala, esperamos em suas promessas e queixemo-nos diretamente a ele – mesmo em protesto. Isso não só requer coragem, mas ainda mais – exige confiança.

Reclamação Fiel

Nos últimos anos, alguns defenderam expressar raiva contra Deus porque é “autêntico”. A dúvida da fé cristã é enquadrada como uma virtude a ser conspicuamente sinalizada nas mídias sociais e em outros fóruns. Essa queixa “autêntica” é muitas vezes mais como desabafar do que trazer todo o eu para a presença de Deus. E, no entanto, em contraste, muitos cristãos assumem que expressar raiva contra Deus ou fazer perguntas afiadas a ele é sempre um sinal de infidelidade.

Nenhum deles é um caminho totalmente bíblico. Na cruz, Jesus juntou-se ao salmista ao orar: “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?” Quando ele perguntou: “Por que me abandonaste?”, Ele fez uma pergunta incisiva em oração, mas este também foi um ato de profunda confiança.

Jesus não foi controlado pelo medo de que essa questão de protesto ofendesse a majestade de Deus. Nem Jesus usou essas palavras simplesmente porque ele estava “desabafando” para tirar algo do peito. Em vez disso, o próprio Jesus orou a Palavra de Deus de volta ao Pai – lamentando em confiança, mesmo no meio da desolação.

Como aqueles que estão em Cristo, estamos livres para fazer o mesmo. Quando nos sentimos abandonados por Deus, podemos e devemos ainda chamar “meu Deus, meu Deus” para Aquele que prometeu nunca nos abandonar. Nós não oramos sozinhos, mas “gememos interiormente” pelo Espírito como filhos adotivos do Pai (Romanos 8:23). O Espírito lamenta em nós quando clamamos ao Pai, esperando, orando e sofrendo para que o reino de Cristo venha em plenitude.

Imagine ir com seu filho para uma consulta médica e insistir para que o médico ignore um terço do corpo da criança. Eles devem agir como se não existisse. Isso não é receita para a saúde, para o crescimento em maturidade. No entanto, muitas vezes fazemos algo semelhante com as Escrituras e nossas próprias vidas emocionais. Ao contrário de Jesus em seu ministério terreno, muitos de nós agem como se pudéssemos ignorar um terço dos salmos, descontando uma grande quantidade de expressões válidas de oração fiel. Nós nos contentamos com o discipulado de crescimento atrofiado.

Há um caminho melhor, um bom remédio para receber: que, além de nossa confissão, agradecimento e louvor, nossa aliança, o Senhor, nos chama para trazer nossa desesperança, raiva, medo e amargura diante dele. Em seu amor, o Senhor nos chama a confiar nele o suficiente para lutar com suas promessas. Para crescer em nossa identidade em Cristo, precisamos nos unir aos salmistas em regozijo, lamentando e clamando ao Senhor em uma miríade de maneiras.

*Com informações de Christianity Today. Por J. Todd Billings, professor de Pesquisa Gordon H. Girod de Teologia Reformada no Seminário Teológico Ocidental.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -