Monitore sua saúde pela palma da mão

Foto ilustrativa

Samp Bio é o aplicativo que te ajuda a ter o melhor atendimento com o auxílio do celular

Sua saúde ao alcance das mãos. É o novo aplicativo Samp Bio, disponível para celulares ou tablets com sistemas Android e IOS, que dá aquela ajudinha especial para que você possa cuidar ainda melhor da sua saúde todos os dias. Por meio da telinha do celular, o paciente recebe um atendimento real, feito a partir de uma equipe especializada, todo humanizado e individualizado.

Com foco em um trabalho preventivo, o aplicativo faz parte do Programa O Melhor da Vida e permite que o paciente diga todos os dias como está se sentindo, faça o monitoramento de suas taxas de glicose e pressão, mostre como está realizando a dieta, receba dicas de saúde e lembretes de medicamentos que precise usar, conforme protocolos de acompanhamento. O paciente também tem a opção de tirar dúvidas a respeito das orientações prescritas e, conforme o grau de risco por conta do seu histórico médico, pode ser sempre lembrado das consultas de rotina que precisa fazer.

O aplicativo é gratuito para usuários da Samp e está disponível para download para os sistemas Android e IOS (Apple). Para baixar, basta acessar a loja virtual de aplicativos e fazer o download.  O sistema é bem simples e lembra uma rede social, porém a interação é feita diretamente com a equipe da Samp. O paciente também pode mandar fotos que ilustrem melhor o problema relatado, se achar necessário, como uma lesão, por exemplo, ou ainda sua refeição para conferir se está de acordo com a prescrita pelo nutricionista.

“O Samp Bio permite um acompanhamento diário da sua saúde e isso nos permite a fazer o melhor direcionamento para o paciente. Muitas vezes o paciente sente um sintoma e não sabe qual é o profissional que precisa procurar e fica pulando de médico em médico, sem ter o problema resolvido. Segundo protocolos de atendimento, a enfermeira responsável vai direcionar o paciente para o que o paciente precisa naquele momento”, explicou a gerente de Medicina Preventiva da Samp, Bárbara Netto Arrebola Bruni.

Retorno

O Samp Bio está dando retorno positivo para os pacientes que já testaram. Fazendo acompanhamento com psicólogo e nutricionista para gerenciar a ansiedade, perder peso e controlar a pressão, a professora Fabiola Palhoni Rangel, 43, vê no acompanhamento diário pelo aplicativo Samp Bio uma forma de permanecer motivada e conseguir seguir corretamente a dieta prescrita.

“O acompanhamento dos detalhes diários faz toda a diferença. Eu postei a foto do meu café da manhã e recebi a orientação de que era apenas a metade do mamão e não as duas partes. Eu achava que estava fazendo certo, talvez se não fosse o aplicativo eu não teria tido a oportunidade de saber que eu estava seguindo errada a dieta, porque eu nem teria comentado isso na consulta”, contou.

Para ela, ter o acompanhamento diário mais individualizado e próximo ajuda a seguir motivada e confiante. “Fazer dieta é muito difícil, ter alguém ali me acompanhando e torcendo por mim me dá mais forças para caminhar nessa nova fase”.

O vendedor Alex Sandro Sarmento Rodrigues, 44, também usa o aplicativo Samp Bio e está satisfeito com o acompanhamento, uma vez que é diabético e tem doença renal crônica. Por necessitar de cuidados especiais, envia todos os dias pelo aplicativo os resultados do teste de glicose. Quando há alguma alteração, é procurado para conferir o que pode estar acontecendo. “Minha saúde agora está bem melhor. Eu tinha problemas porque minha glicose abaixava demais de vez em quando, agora está bem controlada. Eu tenho problemas na visão, então a minha esposa me ajuda a usar o aplicativo. É bem fácil de usar, não estamos encontrando dificuldades e sempre recomendo que os outros pacientes usem também”, avaliou.

Para a gerente de Medicina Preventiva da Samp, os recursos tecnológicos devem sempre ser usados a favor da saúde e da prevenção dos usuários. “A gente acredita que a tecnologia agrega e tem investido muito não só na parte administrativa da operadora, como também na aproximação com o usuário, no cuidado, nos permitindo tratar beneficiários como indivíduos, de forma mais humanizada”, afirmou Bárbara Bruni.

Vale lembrar que o aplicativo é uma ajudinha especial, mas não substitui uma consulta. Porém, auxilia a buscar as melhores alternativas para o estado de saúde apresentado, o que torna o tratamento mais assertivo e eficaz.

Como funciona (4 a 6 etapas)
1 – Download

O Samp Bio está disponível para download gratuito na loja virtual de aplicativos Android (Play Store) e IOS (Apple Store). Basta baixar e instalar que um ícone surgirá no aparelho.

2 – Cadastro

Para usar o aplicativo pela primeira vez é preciso fazer um cadastro. É só clicar em “não tenho cadastro”, digitar o número da sua carteirinha Samp e selecionar “consultar”. Ao final do cadastro, você vai receber um login e senha. Guarde essas informações!

3 – Primeiro acesso

Digite seu login e senha para acessar. Leia os termos de uso, selecione aceitar e pronto! É só começar a usar. É preciso responder a um questionário para detalhar informações importantes sobre sua saúde,

4 – Usando o aplicativo

Sempre que acessar o Samp Bio, diga como está se sentindo. Por meio da linha do tempo do aplicativo, você poderá interagir com a equipe da Samp para tirar dúvidas ou receber orientações. Vale lembrar que o uso do aplicativo não substitui uma consulta!

5- Funcionalidades disponíveis (retirar do tutorial)

Configurações gerais
Informe seus sinais e sintomas
Linha do tempo com todos os acontecimentos
“Minhas notificações” para ter acesso às interações com a Samp
Contador de passos
Marcador de horário de medicamentos
Menu de acesso rápido
Fale conosco para suporte técnico

6 – Menu de acesso rápido

Não estou me sentindo bem: informe sinais e sintomas que esteja sentindo.

Alimentação, exercícios e cotidiano: veja o seu diário de saúde, com todas as informações que você subiu no Samp Bio, como seus sinais e sintomas, rotina alimentar e nutricional, seus exercícios físicos e coisas do cotidiano.

Meu Batimento, Peso e Aferições: Acompanhe e insira informações sobre seu peso, temperatura, frequência cardíaca, glicemia e pressão arterial. Você também pode agendar aferições!

Meus Medicamentos e Prescrições: Acrescente e acompanhe seus medicamentos e prescrições. Você poderá ser lembrado do horário de tomar a medicação e até mesmo sobre o momento que estiver ficando sem medicamentos.

Exames, Consultas e Orientações: Acompanhe todas as orientações da Samp, consultas agendadas, exames realizados, diagnósticos e o que o seu médico disse.

Fonte: Tutorial Samp Bio (Acesse aqui para ter acesso à pesquisa)

Aproveite as promoções especiais na Loja da Comunhão!