Homens estão cuidando mais da saúde, diz estudo

Foto: Reprodução

Segundo estudo do Ministério da Saúde, os homens estão mais cuidadosos após participar de pré-natal. O envolvimento do pai no nascimento da criança é o principal estímulo. 

Oito em cada dez homens presentes em consultas de pré-natal passaram a ficar mais cuidadosos com a própria saúde, segundo pesquisa divulgada nesta quinta (8) pelo Ministério da Saúde.

O estudo indica que 72,25% dos pais ou cuidadores entrevistados participaram das consultas de pré-natal com suas parceiras. Desse total, 80,71% afirmaram que esse envolvimento os motivou a cuidar melhor de sua saúde.

“Os dados demonstram que a paternidade é a principal porta de entrada do homem na unidade de saúde para que ele também se cuide”, informou o ministério.

Nesta terceira etapa da pesquisa Saúde do Homem, Paternidade e Cuidado, foram feitas 37.322 entrevistas com pais ou cuidadores que assumiram a figura paterna e que acompanharam o pré-natal, parto e pós-parto de crianças nascidas no Sistema Único de Saúde (SUS) no ano de 2015.

O objetivo do estudo, de acordo com a pasta, é obter dados sobre acesso, acolhimento e cuidados com a saúde masculina nos serviços públicos de saúde e levantar informações sobre o envolvimento do pai no pré-natal e no nascimento da criança. A coleta de informações foi feita entre março de 2017 e março deste ano.

Novembro Azul

Apesar do bom resultado, ainda é alto o número de homens que não tem sua rotina de cuidado com a saúde. Segundo a pesquisa, 36,36% dos entrevistados disseram que não tem o costume de buscar estabelecimentos públicos de saúde.

Esse mês a Campanha Novembro Azul chama atenção para a saúde do homem. O teme desse ano é “Homem, da Infância à Velhice, cuide de sua saúde, de Novembro a Novembro”. A proposta é chamar a atenção de gestores e profissionais de saúde para a importância de olhar para a saúde do homem de forma integral.

*Com informações da Agência Brasil


Leia mais

Monitore sua saúde pela palma da mão
Saúde no trabalho: bata esse ponto!
Jogos estimulam saúde mental e física de idosos

Aproveite as promoções especiais na Loja da Comunhão!