Sandro Nazireu conta sua trajetória

“Estou amando a forma como Deus tem dado crescimento a cada ação que realizo”

O cantor Sandro Nazireu é aquele tipo de pessoa que vive com um sorriso largo no rosto, sempre feliz e de bem com a vida. Mas nem sempre foi assim. As dificuldades da infância quase o fizeram desistir de seus sonhos, mas foi na adolescência que encontrou na música a possibilidade de torná-los realidade. Aos 18 anos, iniciou sua carreira como tecladista e trabalhou com grandes nomes da música baiana. Viajou, conheceu o mundo e teve algumas tristezas. Até que, em 1998, encontrou a verdadeira alegria: Jesus.

Por um tempo, se dedicou ao meio secular, chegando a ter um trabalho de evangelização em seu estúdio, com cultos direcionados a músicos. Mas, numa viagem com a Banda Mel, sentiu um direcionamento de Deus para deixar tudo para trás e seguir apenas com o seu dom para o louvor e a adoração ao Pai. E assim fez. “Tudo começou de um sonho; queria ser músico, e aconteceu! Fui tecladista de várias bandas e descobri que esse sonho realizado não me trouxe a felicidade que tanto sonhei! Foi quando me falaram de Jesus. Então entendi que o homem faz planos, mas a resposta vem do Senhor. O início foi muito difícil, mas cheio de milagres de Deus”, contou.

Ouça o audiobook da matéria.

Após cinco anos à frente do ministério de louvor da Igreja Batista do Matatu, em Salvador (BA), o sanfoneiro de Jesus gravou seu primeiro CD, “Na Presença do Senhor”. Depois veio “Evangeliza”. “É a realização de um sonho. Tudo que plantei na estrada lá atrás, muitas vezes com lágrimas, estou colhendo com riso hoje. Estou muito feliz”, disse, quando assinou o contrato com a Graça Music. O disco, por sinal, assim como Sandro, é para cima. Nas 12 faixas, quem dita o ritmo é o bom e velho forró pé-de-serra, genuinamente brasileiro, que tem ajudando o cantor a evangelizar por todo o Brasil. Em 2011, Sandro recebeu seu primeiro disco de ouro, pela vendagem superior a 40 mil cópias de “Evangeliza”, bem no dia de sua consagração ao ministério pastoral.

Emoção que novamente o intérprete e instrumentista experimentou ao lançar seu segundo projeto, o primeiro com o selo artístico da Graça Music: “Misturado com Deus”. Produzidas pelo maestro Miquéias Teixeira, as 14 canções são embaladas pela velha e boa sanfona. Destaque para “Então, Vem”, “Adora” e “Deus Cuidará de Mim”. O projeto gráfico é assinado pelo designer Lincoln Baena, e as fotos foram feitas por Décio Figueiredo.

Feliz com a nova empreitada, Nazireu declarou que está realizando de mais um sonho. “É mais uma promessa de Deus se cumprindo na minha vida! Só tenho a agradecer à minha gravadora pelo carinho e pelo cuidado com esse trabalho. O zelo do missionário R.R. Soares com o meu repertório, tudo foi com a mão de Deus. Posso trabalhar com profissionais que sempre sonhei, dentre eles o maestro Miquéias Teixeira. Gravar e mixar nos estúdios Radeli e Somax, referências no segmento de forró no Brasil. Quero agradecer também ao Lincoln e sua equipe. Meu Deus, só gente boa!”.

O lançamento oficial ocorreu na primeira semana de abril, num evento que R.R. Soares fez no Rio e em São Paulo. “A cada projeto realizado, automaticamente Deus me dá outro. E entender, realizar e cumprir no padrão dEle e como Ele quer que seja é sempre delicado, pois amo a sensação de missão cumprida e dizer ‘Deus, está aqui meu tudo’.”

Em 2014, chega ao mercado o terceiro disco pela gravadora. O título não poderia ser outro: “Alegria”. E é com esse sentimento que define a essência do projeto. “A produção foi uma festa, uma alegria! Considero-o como um registro de gratidão a tudo o que Deus tem feito em minha vida. “Procuramos ser o mais natural possível, para que, além dos arranjos e de toda a parte técnica, a essência da alegria fosse registrada neste trabalho”, explicou.

Além do forró pé-de-serra, o álbum traz algumas “misturas santas”, com pitadas de dance, samba, arrocha e até sertanejo universitário. A sanfona, claro, é quem dita o ritmo baiano, mas há ainda cavaquinho, violão, teclado, contrabaixo e bateria. Ao total, são 12 faixas, entre elas “Então Declara”, primeira música a ser trabalhada nas rádios, “100% Jesus” e “Sargento Cruz”. “Essas canções propagam a alegria verdadeira, que é um fruto do Espírito Santo e não depende de situações terrenas, e, sim, vem do Deus poderoso”, destacou o artista, que assina três músicas do repertório.

O primeiro projeto ao vivo pela Graça Music veio em 2015. “Uma Trajetória de Alegria” mescla o melhor do forró ao sertanejo universitário, com muita sanfona, bateria, percussão, contrabaixo, guitarra e teclado. “Até as músicas dos CDs anteriores foram adaptadas ao forronejo. Como o disco é totalmente ao vivo, procurei ser bem fiel à formação que já acontecia nos shows, mantendo todos os instrumentos em evidência”, ressalta.

A gravação aconteceu na Primeira Igreja Batista do Brasil, em Salvador. O repertório reúne músicas inéditas e sucessos dos CDs “Evangeliza”, que é disco de platina (80 mil cópias vendidas), “Misturado com Deus” e “Alegria”, que ultrapassaram a marca de 40 mil unidades, rendendo disco de ouro. “A noite da gravação foi uma mistura intensa de sentimentos, mas, acima de tudo, de muita alegria e gratidão. A emoção, os improvisos e aquele bom e velho frio na barriga (risos) tornaram o momento ainda mais especial. E o que falar da participação do público? Sem ele, nada existiria”, disse.

No total, são 12 faixas, com destaque para as inéditas “Tá Chegando Aí”, “Sou Abençoado”, “Pode e Não Pode”, “Agora Posso Cantar” e “Ei, Acorda”. O projeto gráfico, desenvolvido pelo designer Alex Mendes, dispõe de um mix de cores que traduz a alma do cantor: uma alegria contagiante. “Uma Trajetória de Alegria” também será lançado em DVD e reunirá 16 obras, um resumo do testemunho de Nazireu e da cobertura das premiações recebidas no dia da gravação: disco de platina por “Evangeliza” e de ouro por “Alegria”. “No momento, estou focado no lançamento e na divulgação do DVD. Creio que em qualquer madrugada dessas o Espírito Santo me acordará com uma nova missão. Estou amando a forma como Deus tem dado crescimento a cada ação feita, tem sido uma soma maravilhosa, um entrosamento espetacular com a Graça Music. O processo de divulgação está intenso”.

Confira o clipe “Então Declara”

Contato
E-mail: [email protected]
Telefones: (75) 3485-7789 e (75) 8113-8000