Russell Sheed: O homem em comunidade

Russell Shedd estuda o atual individualismo do mundo ocidental

Russell Sheed se aprofunda na teologia da solidariedade para escrever sua tese de doutorado. “O homem em comunidade” sobre a unidade do povo no Antigo Testamento.

Russell Shedd estuda o atual individualismo do mundo ocidental em contraposição ao Israel do Antigo Testamento. Que antes apresentava forte unidade como povo e nação.

Foi tal concepção hebraica de solidariedade que influenciou o apóstolo Paulo de forma marcante e significativa. O que o levou a reproduzir dezenas de citações sobre o tema.

Em pesquisa para sua tese de doutorado na Universidade de Edimburgo, na Escócia, Russell Shedd discorre sobre o assunto. Ele se aprofunda na teologia paulina da solidariedade humana. E abora assuntos como: a paternidade de Adão; o juízo coletivo; a igreja na qualidade de Israel de Deus; a solidariedade da igreja na condição de nova humanidade; Cristo como o Último Adão; a relação do batismo e da ceia do Senhor com a solidariedade.

Na primeira parte, Shedd examina as concepções da solidariedade humana no Antigo Testamento e na literatura judaica. Na segunda parte, ele apresenta as ideias paulinas de solidariedade e sua relação com as fontes tratadas na primeira parte.  A obra foi publicada anteriormente com o título “A Solidariedade da raça”.

LEIA AQUI UM TRECHO DO LIVRO

Aproveite as promoções especiais na Loja da Comunhão!