A adoração sertaneja de Rick e Renan

“De vitória em vitória’ é inspirado em nossas próprias experiências com Deus”

Não é de hoje que o sertanejo é um dos gêneros mais populares dentro da música brasileira secular. Produzido por aqui desde a década de 1910, foi propagado pela utilização de violas e por dueto vocal, tradição que segue firme. No mercado gospel, o ritmo também agrada, e algumas gravadoras estão com excelentes produtos, apostando nesse nicho. Nomes como Rick e Renan, que estão na estrada juntos há mais de 20 anos, conquistam a cada trabalho um número maior de admiradores, dentro e fora das igrejas. Seu mais recente álbum, “De Vitória em Vitória”, marca a estreia dos artistas na Graça Music e traz 14 faixas autorais. “Nossa aproximação com a gravadora se deu por meio dos amigos Fernandes Lima e Sandro Nazireu, a quem somos muito gratos. Aceitamos o desafio de apresentar ao nosso público dois estilos em um mesmo
CD: o sertanejo universitário e o pop pentecostal, para trazer alegria. na estrada Utilizamos muito acordeon e percussão, deixando o disco com um suingue bem legal, ‘pra cima’ e gostoso de ouvir. Estamos muito felizes com o resultado”, explica Rick, que ficou responsável pela produção e pela gravação, enquanto Renan assinou a seleção de repertório, em parceria com a gravadora.

A obra também apresenta composições dos músicos João Vitor e Diego, Eliatan Dias, Anayle e Michael Sullivan, que contribuíram para um conteúdo repleto de mensagens de fortalecimento espiritual e despertamento, com muita celebração e adoração. “Ao ouvir o nosso CD, você vai perceber que sempre tivemos momentos de altos e baixos, em que ficamos exclusivamente na dependência do Senhor. Neste trabalho, queremos tirar as pessoas da zona de conforto, mostrando a elas o quanto são capazes de mudar suas histórias se crerem que Jesus é o nosso salvador, protetor e luz, ou seja, o verdadeirocaminho da esperança e da paz”, destaca Rick.

Dentre as canções, três foram escolhidas para o registro em videoclipes, dirigidos por Yara Oliveira. “Agora é Você” traz cenas no movimentado Largo da Carioca, no centro do Rio de Janeiro, e nas Ruínas do Engenho Bracuhy, que fazem parte do belíssimo cenário da cidade de Angra dos Reis. Já os clipes das faixas “Sempre Vou Te Adorar” e “Levante a Mão pro Céu” foram rodados no estúdio 3, da Rit TV, também no Rio, e prometem contagiar o público. Os dois primeiros vídeos estão disponíveis no YouTube, com mais de 6 mil visualizações. O terceiro ainda está sendo finalizado e deve ser lançado em breve.

O duo conta como se inspira para escrever suas belas canções. “Existem músicas que a gente escolhe o tema e compõe com as nossas próprias experiências pessoais com Deus. Outras, a letra é extraída de uma pregação, e basta montar a melodia. Mas algumas Deus nos dá por completo, e aí é só colocar no papel”, revelam os cantores. Por falar em composições, Rick e Renan têm algumas centenas interpretadas por grandes artistas, como Cassiane e Jairinho, Mara Lima, Ariely Bonatti, Gerson Rufino, entre outras. A também autoral “Cadê Minha Rosinha?” fará parte do repertório do novo CD do pastor Fernandes Lima.

Parceria de longa data
Renan lembra que a dupla, amiga há mais de 24 anos, foi formada em 1995, quando ele desfez a parceria com Daniel, hoje do dueto Daniel e Samuel. “Chegamos até aqui com muito esforço, perseverança, dedicação e fé. Tenho muita admiração pelo Daniel e pelo Samuel, que nos deram muita força quando iniciamos a carreira”, ressalta.

Nesses 21 anos de estrada, Rick e Renan, que no começo eram conhecidos como Rick e Ruan e só adotaram o novo nome em 2007, já lançaram nove CDs de forma independente, tendo vendido mais de 200 mil cópias. Todos os trabalhos foram produzidos pelos dois, que também assinam quase todo o repertório. O novo álbum,“De Vitória em Vitória”, tem uma forma de divulgação diferenciada, pois conta com o apoio do Missionário R. R. Soares, das redes sociais e de outras mídias. Não existe segredo por trás do sucesso. Confiança e respeito mútuo são a base essencial de qualquer relacionamento, defendem. “A gente combina muito bem e confia um no outro, e isso facilita nosso trabalho e convivência. O Renan cuida do repertório, e eu, da produção, da gravação e da escolha de maestros e músicos. Estamos sempre abertos para ouvir a opinião do outro e de terceiros e aceitamos tudo que venha a somar na qualidade do produto final”, explicou Rick.

Com a turnê pelo país para divulgar o disco, conciliar a carreira com a família e a igreja onde congregam não tem sido tarefa fácil, mas eles garantem que, quando estão em casa, aproveitam cada instante. De Goiás, a dupla reside atualmente em Curitiba (PR) com suas famílias. Rick é casado com Sidelma e possui dois filhos, Amanda Ribeiro, de 8 anos, e Pedro Rick, de 4. Já Renan é marido de Daniele, com quem teve Raynan, 8, Joabe, 4, e Vitória, 1.

E mesmo com a agenda cheia de compromissos, inclusive com shows programados até janeiro de 2017, os amigos seguem incansáveis o Ide de Jesus, embalando gerações, com a mesma humildade, alegria e esperança.

 

Compartilhe