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segunda-feira, 18 março 2024

Revolucionários espirituais em uma Era de Desespero

Esau McCaulley é professor assistente do Novo Testamento no Northeastern Seminary em Rochester, Nova York (EUA)

Como as práticas de Ana e Simeão as mantiveram fiéis em um tempo de aparente desesperança.

Ora, havia um homem em Jerusalém chamado Simeão, justo e devoto. Ele estava esperando pela consolação de Israel, e o Espírito Santo estava sobre ele. (Lucas 2:25)

Havia também uma profetisa, Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Ela era muito velha; ela morou com o marido sete anos depois do casamento e ficou viúva até os oitenta e quatro anos. Ela nunca saiu do templo, mas adorava noite e dia, jejuando e orando. Chegando até eles naquele exato momento, ela agradeceu a Deus e falou sobre a criança a todos os que aguardavam a redenção de Jerusalém (Lucas 2: 36–38).

Ana e Simeão viviam em uma época de aparente desesperança e divisão política, muito parecida com a nossa. No entanto, eles persistiram na fé quando muitos de seus contemporâneos abandonaram o Deus de Israel. Deus recompensou sua persistência na fé, tornando-os entre as primeiras testemunhas do Messias.

Há muitos que vêem a aparente paixão da igreja pelo poder político e a indiferença à corrupção e se perguntam se existe um caminho fiel que permaneça conectado à grande tradição e seja capaz de falar uma palavra relevante no momento presente. Eu não pretendo ter todas as respostas, mas os testemunhos de Ana e Simeão carregam dentro deles as práticas espirituais necessárias para aguardar sua segunda vinda na esperança.

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Virada dos séculos

Antes da chegada do Messias, os fiéis dos dias de Jesus tinham todos os motivos para o cinismo. Com a fugaz exceção do conturbado domínio hasmoneu, Israel foi passado de um governante estrangeiro para outro. Herodes era um renegado conhecido que devia sua posição a uma hierarquia romana igualmente moralmente falida. Em seus dias, ele ficou famoso por seu reparo e expansão do templo em Jerusalém. Não há evidências, no entanto, de que Herodes tenha realmente uma fé pessoal profunda. Em vez disso, suas atividades piedosas eram uma farsa, uma tentativa de usar a postura religiosa como uma ferramenta para aplacar uma população piedosa que era cética em relação ao seu direito de governar.

O problema não era simplesmente poderes estrangeiros. Dentro de Israel havia colaboradores: coletores de impostos, líderes religiosos e políticos, cujo próprio sustento e existência dependiam do apoio dos romanos contra e contra seu próprio povo. Os cobradores de impostos ganhavam a vida roubando seu povo em troca de uma vida confortável no contexto da ocupação romana. Claramente, vários elementos da vida política, social, religiosa e econômica do Israel do primeiro século foram quebrados.

Soa familiar? Muitos dos vizinhos de Ana e Simeão viram essa corrupção e concluíram que Deus havia esquecido ou abandonado Israel. Por que continuar acreditando quando o ano que vem ameaçou ser o mesmo deste ano? Que propósito os vários festivais e celebrações das vitórias de Deus no passado tiveram a ver com sua dor presente? Israel no tempo de Jesus parecia estar em um impasse social, moral e político.

Nosso presente julgamento

Eu tenho amigos que olham para a igreja e só vêem seus fracassos. Eles a consideram corrupta politicamente, economicamente e socialmente. Eles se perguntam se a igreja se preocupa com os problemas que as pessoas de cor enfrentam. Eles se perguntam como a igreja leva a sério as questões que as mulheres enfrentam. Eles temem que nossa atitude em relação ao estrangeiro pareça distante dos caminhos de Jesus. Eles acreditam que porções da igreja venderam suas almas – falemos claramente – por um lugar em um partido político que muitas vezes parece traficar de medo.

Não me entenda mal. A esquerda política não é a solução para todos os nossos problemas. Eu não sou bobo; Os cristãos não estão em casa em nenhuma festa. Mas eu não conheço muitos jovens cristãos que questionam a igreja por causa de nossos laços públicos e intransigentes com a esquerda. Além disso, a divisão que separou historicamente os fiéis cristãos de cor de seus irmãos e irmãs brancos evangélicos é precisamente a questão da justiça para os oprimidos.

É uma visão de mundo moldada pela compaixão inculcada pelo evangelho, e não pelo compromisso teológico, que nos leva a falar sobre a necessidade de reforma policial e prisional. É nosso desejo seguir o caminho de Jesus que nos faz ouvir as mulheres em nossos dias quando elas falam sobre assédio sexual e misoginia. É o testemunho mais amplo da história bíblica que nos leva a pensar se há uma maneira de abordar a crise da imigração que reconhece a imagem de Deus em todas as pessoas. É essa mesma crença na imagem compartilhada de Deus que nos leva a nos irritar com a forma como o estrangeiro é sempre descrito como um perigo e nunca uma bênção potencial . Questionamos, então, não o “tom”, mas a teologia defeituosa da pessoalidade que parece permear a Casa Branca.

Quando os cristãos que se preocupam com essas questões demonstram preocupação, aqueles que estão no mais alto escalão de nossa atual liderança política mostraram-se insensíveis a essas questões de justiça que foram levantadas repetidas vezes por pessoas de cor e mulheres. Mas essa insensibilidade não lhes custou apoio. Em vez disso, somos informados de que os juízes da Suprema Corte serão suficientes. Eu sou pró-vida também, mas minha pró-vida não pode ser armada contra o sofrimento do meu povo.

Assim, as críticas daqueles que encontram falhas no cativeiro político de certos elementos da igreja não podem ser completamente descartadas. Devemos reconhecer que existem, de fato, partes da igreja que misturaram o evangelho com uma forma tóxica de excepcionalismo americano nacionalista que ameaça alienar uma geração da mensagem de Jesus e seu reino. Como Israel nos dias de Jesus, a igreja na América parece estar em um impasse.

As práticas espirituais de Anna e Simão

Se vivemos em um tempo de cinismo e desespero, o que devemos fazer? Por que Ana e Simeão foram capazes de persistir na fé quando muitos abandonaram a esperança? Quais são as práticas espirituais necessárias para que prosperemos enquanto esperamos?

Mantenha sua piedade

Quando a igreja parece abandonar suas convicções centrais, somos tentados a fazer o mesmo. Como a igreja pode falar como eu vivo minha vida quando a própria igreja está tão cheia de pecado? Tenho notado que uma das primeiras coisas que as pessoas abandonam quando estão perturbadas com a igreja é a virtude pessoal. É quase como se o fracasso da igreja fornecesse uma licença para a nossa. Alguns líderes cristãos mostram falta de caridade? Então nós também! Os membros da igreja não conseguem viver a vida moral que elogia? Nós também podemos abandoná-lo!

Lucas nos diz que Simeão era “devoto” e “justo”. Apesar da corrupção que ele viu, ele temia a Deus e levou as leis e os costumes de Israel a sério. É significativo que Simeão tenha encontrado Jesus no Templo. Ele continuou a frequentar os festivais e feriados de Israel, em vez de abandoná-los. As primeiras porções do evangelho de Lucas contêm algumas das mais robustas afirmações do cuidado de Deus para os marginalizados e seu desejo de salvar. Cada um desses cristãos “acordados” foi elogiado por sua piedade pessoal (Isabel, Maria, Zacarias, Simeão e Ana). Santidade ainda importa.

Quando visualizamos o movimento pelos direitos civis que transformou as vidas dos negros neste país, imaginamos as marchas, os passeios de ônibus e as idas e vindas. Mas você sabe o que precedeu essas marchas? Horas de oração, pregação e canto em igrejas negras por todo o sul. Havia um profundo sentido em que os manifestantes pensavam que haviam nascido no alto pelo Espírito Santo.

Orar e jejuar

Eu sei que os problemas que o país e a igreja enfrentam envolvem ação direta. Advocacia e protesto são vitais, mas Ana “orou e jejuou” continuamente. Ela percebeu que as soluções para os problemas que assolavam Israel não seriam mudadas meramente ao obter o sumo sacerdote certo no poder. Israel precisava do advento de Deus. As notícias e testemunhos daqueles que são feridos pela igreja devem nos deixar de joelhos.

Acho impossível manter-me atualizado sobre o interminável desfile de questões que me confrontam diariamente. Não sou especialista em imigração, reforma das prisões, meio ambiente, política externa, direito a voto e reforma da polícia. Nem você é. Eu, no entanto, acredito que posso reconhecer uma falta de compaixão quando vejo isso. Eu posso reconhecer a política do medo quando vejo isso. Eu posso reconhecer a injustiça quando a vejo. Então, mesmo quando não sei as soluções exatas, posso orar e jejuar, enquanto convoco os responsáveis ​​pelo governo de nosso país a fazer melhor.

Minha avó Wavon foi para a glória, mas enquanto ela vivia, ela sempre me chamava pelo meu nome do meio, Daniel. Ela me dizia que o velho Daniel orava três vezes ao dia. Cercado por inimigos de todos os lados, Daniel manteve a fé e Deus o libertou. Da mesma forma, minha avó não queria que eu apenas sobrevivesse; ela queria que eu tivesse uma vida mais ampla e mais livre do que aquela que ela experimentou. Seu chamado para eu orar também foi um chamado para eu sonhar, assim como Daniel.

“Senhor, ouça! Senhor, perdoa! Senhor, ouça e aja! Por amor de ti, meu Deus, não te demoras, porque a tua cidade e o teu povo levam o teu Nome. ”Enquanto eu falava e orava confessando o meu pecado e o pecado do meu povo Israel e fazendo o meu pedido ao Senhor meu Deus para o seu colina sagrada – enquanto eu ainda estava em oração, Gabriel, o homem que eu tinha visto na visão anterior, veio a mim em rápida fuga sobre o tempo do sacrifício da noite. (Dn. 9: 19–21)

No final, Daniel não recebeu apenas uma visão de sobrevivência, mas a transformação de toda a ordem política e social. Orar como Daniel é orar para que Deus se lembre de seu povo e os salve.

Conte a história

Deus havia dito a Simeão que ele não morreria até ver o Messias. Quando ele finalmente encontra Jesus, ele diz àqueles que ouvem que Deus cumpriu sua promessa. Os primeiros pregadores do evangelho falaram do amor expansivo de Deus que convidou todas as pessoas a serem transformadas por sua graça. Em um mundo onde todos são críticos da igreja, é importante que aqueles de nós que encontraram Jesus continuem contando nossas histórias.

Tivemos essa canção em minha igreja crescendo e o refrão foi: “Disse que eu não ia contar a ninguém, mas não podia guardar para mim mesma.” A bondade de Deus nos subjugou como se oprimisse Jeremias, e nós tinha que testificar (Jr. 20: 9). O cristão, então, fala para não manter sua participação no mercado em uma paisagem política em constante mudança, mas para alegria, porque o amor de Cristo nos compele (2 Co. 5:14). Nós também encontramos Jesus e fomos transformados por ele. Como a primeira geração de cristãos, nós acreditamos no desejo desavergonhado de Deus por um reino multi-étnico enraizado na justiça e retidão.

Espere na fé

As vidas de Simeão e Ana foram passadas em uma situação religiosa e política que não combinava com a compreensão da vontade de Deus para com Israel. No entanto, eles esperaram em fé. Podemos dizer pela oração de Simeão (Lucas 2: 29-32) que ele conhecia as Escrituras de Israel e passou a vida inteira refletindo sobre elas. Ele desenvolveu uma profunda convicção sobre quem Deus era que não poderia ser afetado pelas circunstâncias. Da mesma forma, Anna passou décadas devotada exclusivamente a adorar a Deus, e Lucas registra que “nunca saiu do templo, mas adorou dia e noite” (Lucas 2:37). Essa dedicação consistente a Deus, apesar de viver em um tempo em que Deus parecia distante, permitiu-lhe discernir a presença salvadora de Deus nesta criancinha.

Como Simeão e Ana, não podemos escolher a estação da vida da igreja que habitamos. Não obstante, qualquer que seja o estado atual da igreja, devemos fazer perguntas sérias sobre as quais tudo está pendente. A tumba estava vazia naquele primeiro domingo de manhã? Deus realmente veio entre nós em resposta às orações e jejuns de Israel de uma maneira que excedeu todas as expectativas? Sua Palavra, as Escrituras, falam uma palavra verdadeira sobre o que significa ser humano? Se a resposta a essas perguntas for sim, então temos fé suficiente para continuar.

O Livro Escocês de Oração Comum, termina com a seguinte oração: “Ó Senhor Jesus Cristo, Filho do Deus vivo, que na hora de arrependimento descansou no sepulcro e assim santificou a sepultura para seja um leito de esperança para o teu povo”. Em Cristo, até os lugares mais escuros, os túmulos e cemitérios deste mundo, tornam-se um lugar de testemunho de que até a própria morte dará lugar à glória quando Cristo é tudo em todos. Se isso é verdade, então temos espaço para esperar.

*Extraído de Christianity Today. Por Esau McCaulley.

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