Resultado das eleições nos EUA enfraquecem Trump

Os norte-americanos foram às urnas nesta terça-feira (06). Foto: Reuters

Analistas afirmam que opositores de Trump avançaram nas urnas, mas as vitórias foram menores e mais apertadas do que se previa.

Eleições nos EUA – O Partido Democrata conquistou a maioria da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos pela primeira vez em oito anos. O resultado das eleições legislativas significa uma derrota parcial para o presidente Donald Trump, já que o seu partido, o Republicano, ampliou sua vantagem no Senado.

As “midterms” (eleições de meio de mandato) desta terça-feira (6) definiram uma nova Câmara e renovaram um terço do Senado, além de mais de 75% dos governos estaduais.

Balanço

Câmara: até o momento, 219 deputados democratas e 193 republicanos.

Senado: 45 democratas e 51 republicanos.

Estados: serão ao menos 25 governadores republicanos e 22 democratas (três estados ainda não divulgaram resultados). O partido Democrata ganhou em locais onde Trump foi vitorioso em 2016, como o Kansas, Nevada e Michigan.

repercussão

“Um sucesso tremendo nesta noite. Obrigado a todos”, escreveu Trump no Twitter. Mais ou menos na mesma hora, entretanto, telefonou para a veterana congressista Nancy Pelosi, peso-pesado democrata e líder desse partido na Câmara, para felicitá-la pelos resultados.

Pelosi destacou a vitória democrata e conclamou à “unidade” num momento em que o Congresso norte-americano está dividido pela metade, com os republicanos no poder no Senado, e os democratas na Câmara. No atual contexto de polarização política dos últimos anos, as possibilidades de bloqueio na política nacional ficam evidentes.

*Com informações do Portal G1.


leia mais

Eleições nos EUA – definições no panorama político

Aproveite as promoções especiais na Loja da Comunhão!