28.8 C
Vitória
quinta-feira, 28 março 2024

Dois candidatos definidos para concorrer à Presidência

O PSC e o PDT definiram seus candidatos que vão concorrer as eleições presidenciais.

O Partido Social Cristão (PSC) lançou o ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimentismo Econômico e Social (BNDES) Paulo Rabello de Castro como candidato à Presidência da República. O anúncio foi realizado nesta sexta-feira (20), em Brasília. O partido é presidido pelo Pastor Everaldo, candidato ao Planalto nas últimas eleições.

O PDT também confirmou nesta sexta (20), a candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República, na convenção nacional que reuniu filiados do partido. “Ciro tem a responsabilidade de ser a síntese do Brasil soberano, mais justo e mais soberano”, afirmou o presidente do PDT, Carlos Lupi.

Paulo Rabello
Dois candidatos definidos para concorrer à Presidência
Foto: Antonio Cruz/Arquivo/Agência Brasil

Nascido no Rio de Janeiro em 1949, Rabello de Castro, de 69 anos, é doutor em economia pela Universidade de Chicago. Foi presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E mais recentemente comandou o BNDES, de junho de 2017 a março de 2018. Fundador da SR Rating, primeira empresa brasileira de classificação de riscos de crédito, é também autor de mais de 10 livros. Ex-presidente do Lide Economia, coordenou até junho de 2016 o Movimento Brasil Eficiente.

Liberal por formação e convicção, Rabello defende o estabelecimento de um sistema tributário mais enxuto e eficiente. Também é favorável à redução da máquina do Estado. Antes de se filiar ao PSC, em 2017, foi do Partido Verde (2002-2010) e do Partido Novo (2016-2017).

- Continua após a publicidade -
Ciro Gomes
Dois candidatos definidos para concorrer à Presidência
Marcello Casal jr/Agência Brasil

É a terceira vez que Ciro Gomes será candidato à Presidência da República. Em 1998 e 2002, ele concorreu pelo PPS. Natural de Pindamonhangaba (SP), construiu sua carreira política no Ceará. E foi prefeito de Fortaleza, em 1988, e governador do estado, em 1990. Renunciou ao cargo de governador, em 1994, para assumir o Ministério da Fazenda, no governo Itamar Franco (1992-1994), por indicação do PSDB, seu partido na época.

Ciro Gomes foi ministro da Integração Nacional de 2003 a 2006, no governo do ex-presidente Lula, e tocou o projeto de Transposição do Rio São Francisco. Deixou a Esplanada dos Ministérios para concorrer a deputado federal e foi eleito. Também exerceu dois mandatos de deputado estadual no Ceará. Tem 60 anos e quatro filho.

*Com informações da Agência Brasil


Leia mais

Convenções começam a escolher os candidatos à presidência

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -