Qual o propósito do namoro cristão?

Por que você deseja namorar? Por que namorar? É verdade que “namoro” não aparece na Bíblia?

Sobre o namoro cristão, há muita divergência de opiniões, principalmente entre os evangélicos. As opiniões são bem divididas. Depende muito de cada liderança local ou da denominação. Cada igreja foi dando uma nomenclatura diferente para o namoro cristão. Nós mesmos conhecemos vários: algumas usam a palavra namoro, outras usam a palavra corte, outras denominações não usam a palavra corte, mas propõem relacionamentos bem parecidos com a corte: Namoro em Santidade; Amizade Especial; Viva o compromisso; Romance Real… São algumas nomenclaturas que conhecemos por aí.

Bem, então, o que a bíblia diz sobre o namoro cristão? Você já deve ter lido ou ouvido algumas discussões sobre o assunto: namoro dentro da igreja. Algumas afirmações do tipo: “Não existe namoro cristão”. “Crente não namora”. “Namoro não existe na Bíblia e coisas parecidas”…

Então vamos para os devidos esclarecimentos: É verdade que a expressão NAMORO não aparece nas escrituras. Mas existem várias palavras que não aparecem na Bíblia, como por exemplo: o termo TRINDADE. Na Bíblia também não fala nada sobre ministério de louvor e toda igreja tem ministério de musica. Fora as coisas do dia a dia que não estão na Bíblia como: Smartphone, refrigerante, ônibus, avião e todas essas coisas nós usamos.

Apesar de namoro não estar na Bíblia, várias pessoas se relacionaram antes do casamento como Maria e José, pais de Jesus. Eles eram comprometidos, se viam, mas não eram casados. Estamos aqui desmerecendo a corte? Defendendo que o namoro tem de ser qualquer maneira? Não! Não generalizando, mas a maioria dos namoros na igreja evangélica em nada se diferem dos namoros de pessoas não cristãs…

Por exemplo, mais da metade dos namoros dentro das igrejas hoje desfrutam da intimidade sexual antes do casamento. Ou seja, os jovens cristão não estão se guardando para o casamento. Mesmo sabendo que o sexo antes do casamento é uma pratica que fere o propósito de Deus para o sexo.

Vamos realinhar os conceitos: Nós não gostamos de usar o termo: NAMORO. Porque pode incomodar as pessoas que fazem CORTE. Mas também não usamos a palavra CORTE, que é uma terminologia que está desgastada. Em muitas igrejas, lideres e jovens não concordam.

Qual expressão usamos então? ROMANCE cristão? Ou relacionamento cristão… Como deve ser o romance cristão antes do casamento? Como deve ser o relacionamento entre dois cristãos solteiros que estão se relacionando num compromisso para um casamento? Qual o propósito do romance antes do casamento?

Vamos para as escrituras: Abra sua Bíblia em Gênesis 2:20 e versículo 24. Esse texto deixa claro que o romance tem algumas características:

  • PRIMEIRO: O romance é uma criação divina! Deus que criou essa parada de ter alguém;
  • SEGUNDO: A Palavra de Deus deixa claro o propósito do romance: casamento!

Se casamento não faz parte dos seus planos de vida agora, esta não é a hora de namorar. Não importa sua idade!

Parece radical demais o que nós vamos falar agora, mas todo romance cristão só deve iniciar com uma única proposta: CASAMENTO. Qualquer outra motivação que te leva a se envolver com alguém que não seja conhecer alguém melhor para se casar, está ferindo os planos de Deus para sua vida.

A pergunta é: Qual a motivação que te leva a se envolver com alguém? Eu preciso de um companheiro? Tem gente que namora por não consegue ficar sozinho. Tem gente que namora por namorar. Tem gente que namora só pra ter alguém, para sair nos finais de semana… E você? Por que você namora ou namoraria alguém? Essa é a grande questão: Qual a motivação pelo qual você se envolve com alguém?

Não tem mistério sobre a resposta a pergunta:  “Qual o proposito do namoro cristão?” Para nós, o romance cristão antes do casamento só tem dois propósitos:

  • PRIMEIRO PROPOSITO: Tempo para conhecer alguém melhor, para ver se ela é a pessoa ideal para se casarem e, tendo a certeza que esta é a pessoa que será “O pai de seus filhos ou a mãe de seus filhos…”;
  • O SEGUNDO PROPOSITO do “namoro” para o cristão é: o tempo de organizarem as coisas pra casar. Não tem essa enrolação. Cinco, oito, dez anos para casar…. Namorar muito tempo é pecado??? Não!!! Mas namorar muito tempo não é o propósito.

Resumindo, se você quer namorar, nunca se envolva com ninguém se vocês não tem a intenção de se conhecerem melhor para o casamento. Ou seja, se casamento não faz parte dos seus planos de vida agora, esta não é a hora de namorar. Não importa sua idade! Namoro cristão é somente para casar. Você pode ter 30 anos, mas não deseja se casar nos próximos dois três anos. Então nao namore!

É aquela velha frase: Crente não namora para casar, mas casa para namorar.  Quando você se envolve com alguém fora do proposito de Deus, você está acumulando experiências dolorosas para sua vida e esse não é o plano de Deus para você.


Nelson Júnior, pastor idealizador do Ministério Eu Escolhi Esperar.

Aproveite as promoções especiais na Loja da Comunhão!