Projeto propõe disciplina de valores morais e cívicos nas escolas

será implantado nas escolas do ES
Projeto de lei é do Deputado Esmael Almeida, PMDB. Foto: ALES

Um projeto de lei da Assembleia Legislativa do ES propõe matérias de Organização Social e Política Brasileira e Valores Cívicos, Éticos e Morais na grade curricular das Escolas do Estado. Proposta é do Deputado Esmael de Almeida (PMDB).

De acordo com o projeto, as disciplinas deverão fazer parte da grade curricular do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. E vale para todas as escolas públicas e particulares do Espírito Santo.

Em sua justificativa, o deputado estadual alega a necessidade dos alunos conhecerem melhor os direitos, deveres e obrigações. Além de resgatar os conceitos fundamentais políticos, éticos, moral e cívico da sociedade.

“Buscamos resgatar o patriotismo da nossa Sociedade, o respeito ético e moral do ser humano, com reflexo para melhorar a convivência das crianças aos seus lares junto aos seus familiares, inserindo-as na população cidadãos diferenciados”, diz um trecho do projeto.

Segundo a proposta, a inclusão das matérias serão ministradas de acordo com a grade escolar da instituição de ensino. Deverão ser aplicadas pelo menos um dia da semana. Também fica obrigatório a execução dos Hinos nacional Brasileiro e oficial da cidade em todos os eventos oficiais da escola.

O deputado também argumenta a necessidade da implantação do projeto nas escolas, já que os valores éticos e morais estão se perdendo. “Esses valores estão prestes a cair em uma profunda escuridão causando confusões entre as crianças, jovens e até adultos da nossa sociedade. Isto posto, devido relevante interesse público, além de ampliar o conhecimento das crianças dentro do Estado”, concluiu.

O projeto está na Comissão de Justiça da Casa, que ainda vai dar um parecer. Depois, será levado para o plenário da Assembleia Legislativa analisar. Se for aprovado, será encaminhado para a sanção do governador.

Aproveite as promoções especiais na Loja da Comunhão!