27.2 C
Vitória
quinta-feira, 28 março 2024

Profissionais são retirados da barragem de Fundão

Após um deslocamento de massa residual, cerca de 450 funcionários que atuavam nas obras do complexo de barragens foram retirados do local.

A Samarco informou que a ocorrência de um deslocamento de rejeito de minério, nesta quarta-feira (28), na barragem de Fundão, em Mariana, levou a mineradora a retirar, aproximadamente, 450 funcionários que atuavam nas obras de restauração do complexo de barragens. Segundo a nota, o deslocamento entre Fundão e Santarém foi ocasionado pelas fortes chuvas que atingem a região nos últimos dias, embora não tenha chovido nesta quarta-feira.

De forma preventiva e seguindo seu Plano de Emergência, os empregados, que atuam próximo à área afetada, foram orientados a deixar o local. A mineradora informou ainda que não houve a necessidade de acionamento de sirene por parte da empresa, não houve vazamento externo e ninguém se feriu.

A Defesa Civil e a Prefeitura de Mariana foram comunicadas do fato, mas não foram ao local, enquanto o Ministério Público enviou uma equipe à mineradora para verificar o ocorrido. O governo de Minas, por meio de nota, comunicou que o deslocamento da massa foi registrado por volta das 12h e emitido um alerta amarelo, voltado à segurança dos trabalhadores. Equipes da Defesa Civil estadual e da Polícia Militar também foram enviadas ao local. Representantes do Núcleo de Emergências Ambientais (NEA) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) estão fazendo uma avaliação ambiental da ocorrência.

- Continua após a publicidade -

Segundo a Samarco, o contínuo monitoramento demonstra que as estruturas das barragens de Germano e Santarém permanecem estáveis.

A Barragem de Fundão se rompeu no dia 5 de novembro de 2015 e a enxurrada de lama atingiu cerca de 40 cidades em Minas e no Espírito Santo. O desastre ambiental deixou 17 mortos e dois desaparecidos.

Foto: Reprodução TV Globo

 

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -