Problemas nos nervos poderão ser curados com cirurgia

Foto: Reprodução

A técnica recém-chegada ao Brasil traz esperança aos pacientes com dores crônicas

Pacientes que apresentam dores neurocrônicas, aquelas que atuam nos nervos e são mais difíceis de tratar podem ter uma esperança a partir de agora. Uma técnica recém-chegada ao Brasil promete tratar esse tipo de desconforto quando a lesão está nos nervos, medula ou no próprio cérebro.

Por meio da técnica intitulada “estimulação dos gânglios da raiz dorsal”, o cirurgião implanta um eletrodo ligado a uma bateria que gera estímulos para uma parte do nervo espinhal responsável por “repassar a mensagem” de dor para o cérebro. Neste momento, a região é isolada e passa a não receber esse sinal.

O médico do Hospital do Coração (HCor), em São Paulo, e professor livre-docente da Faculdade de Medicina da USP, Guilherme Lepski, já realiza a técnica na Alemanha, onde também é docente na Universidade de Tubingen. Ele será o primeiro a realizar a técnica no Brasil nas próximas semanas.

O médico explicou que o paciente brasileiro que será operado no HCor sofre de dor neuropática causada por uma lesão no nervo ciático que gera dor e queimação na perna inteira, por isso se faz necessário o tratamento.

“Fora do País, faço essa técnica há cerca de cinco anos. Fizemos uma pesquisa com 62 pacientes na Alemanha em que observamos superioridade dela em comparação com outras existentes”, disse Guilherme Lepski.

Compartilhe

Aproveite as promoções especiais na Loja da Comunhão!