Presidente da CNI é preso pela PF

Foto: Reprodução Web

Robson de Andrade está na presidência da entidade desde 2010 e foi reeleito no ano passado. Ele é um dos 10 alvos de mandados de prisão temporária.

O presidente da Confederação Nacional da Industria (CNI), Robson Braga de Andrade, é um dos 10 alvos de mandados de prisão temporária que estão sendo cumpridos pela Operação Fantoche, deflagrada na manhã desta terça-feira (19/2) pela Polícia Federal.

Todos são acusados de crimes contra a administração pública, fraudes licitatórias, associação criminosa e lavagem de ativos.  Estima-se que o grupo já tenha recebido mais de R$ 400 milhões.

Robson Braga foi preso em Brasília e prestou depoimento na Polícia Federal. A ação investiga fraudes em contratos entre as empresas do Sistema S com o Ministério do Turismo.

De acordo com a PF, uma empresa mantida pelo mesmo grupo familiar fraudou contratos firmados com as empresas do grupo e o ministério. A maior parte dos contratos irregulares estão voltados à execução de eventos culturais e de publicidade superfaturados e/ou com inexecução parcial.

Outro lado 

Em nota, o Ministério do Turismo ressaltou que a atual gestão “não assinou nenhum convênio até o momento”. Além disso, a pasta frisou que já havia determinado uma auditoria completa em todos os instrumentos de repasse antes mesmo de tomar conhecimento da investigação da Polícia Federal.

“A ação resultou no cancelamento de um contrato no valor de R$ 1 milhão”, explica o texto. O Ministério do Turismo não foi alvo das buscas e apreensões da Fantoche.

Em nota, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) informou que o presidente da instituição, Robson Braga de Andrade, está na sede da Polícia Federal, em Brasília, prestando esclarecimentos.

“A CNI não teve acesso à investigação e acredita que tudo será devidamente esclarecido. Como sempre fez, a entidade está à disposição para oferecer todas as informações que forem solicitadas pelas autoridades”, completa o texto.

*Com informações do Correio Braziliense

Aproveite as promoções especiais na Loja da Comunhão!