Professores do Brasil recebem troféus no RJ

Foto: MEC

É o maior prêmio voltado para a educação básica do Brasil. Mais de quatro mil professores do país se inscreveram e 30 foram foram premiados.

Trinta professores do Brasil foram premiados no 11º Prêmio Professores do Brasil, uma iniciativa do Ministério da Educação. A cerimônia de entrega dos troféus aconteceu na última quinta-feira (29), no Rio de Janeiro. E teve a presença do ministro da Educação substituto, Henrique Sartori.

A premiação é a maior premiação voltada à educação básica no país. O objetivo é reconhecer, divulgar e estimular trabalhos e práticas inovadoras e bem exitosas de profissionais de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem dentro das salas de aula.

No total, 4.040 professores da educação básica da rede pública de todo o país haviam se inscrito para concorrer ao Professores do Brasil. Os vencedores receberam premiação em dinheiro, viagens, troféus, além de certificados.

Foram premiados a nível nacional: Cristiane Santos de Melo (BA), na categoria Creche; Elis Beatriz de Lima Falcão (ES), na categoria Pré-Escola; Luciana Soares Muniz (MG), categoria Ciclo de Alfabetização; Isaias da Silva (PE), categoria Quarto e Quinto Anos; Raquel Santos Zandonadi (SP), categoria Sexto ao Nono Ano e Lilia Cristiane Barbosa de Melo (PA), categoria Ensino Médio.

“É muito gratificante poder presenciar a experiência de vários professores brasileiros com suas atividades inovadoras, propostas exitosas para a educação pública e poder sentir como isso valoriza o profissional de educação desde a educação infantil até o ensino médio. Então para mim foi muito gratificante saber que nós temos uma prática viva na educação brasileira”, disse Sartori, destacando que a valorização do professor deve ser uma política permanente do Ministério da Educação.

Também presente na cerimônia, a secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Smole, falou sobre a importância do professor para o crescimento do país. “Os professores ganham de verdade prêmios todos os dias, quando eles olham nos olhos dos alunos e veem que a aprendizagem acontece. Nosso grande prêmio é transformar a educação no país pela aprendizagem dos alunos.”

Depoimentos
A professora Elis Beatriz agradecendo o reconhecimento na solenidade do prêmio Professores do Brasil. Foto: MEC

Uma das professoras vencedoras foi Elis Beatriz de Lima Falcão, do Centro de Educação Infantil Federal Criarte, unidade localizada dentro da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

O projeto dela foi o “Alfabetização na educação infantil: a dimensão simbólica da escrita”. A iniciativa recebeu o troféu nacional, regional sudeste e local – Espírito Santo na categoria “Pré-escola”.

Elis contou com a parceria dos monitores do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid), Pedro Ivo Natalli e Marcelo Coutinho, e da auxiliar de turma Lorrana Neves Nobre.

“Muitos colegas da área de educação infantil e pré-escola que estavam lá, nunca haviam pensado em começar a trabalhar o processo de alfabetização pela questão da história da escrita e do trabalho com os símbolos. Acho importante levar as crianças a desenvolver uma visão crítica e de pensar que nós fazemos parte dessa história, que nós contribuímos para essa construção”, enfatizou Elis ao falar de seu projeto.

Veja a premiação

*Com informações do MEC


LEIA MAIS

Brasileiros estão insatisfeitos com a educação, diz pesquisa
Educação – Parte dos custos são arcados por universitários
MEC libera recursos para educação em tempo integral
A educação nos 30 anos da Constituição
Orçamento da Educação vai crescer em 2019

Aproveite as promoções especiais na Loja da Comunhão!