26 C
Vitória
quinta-feira, 18 abril 2024

Por que as pessoas não planejam?

Deus planejou. Os dois primeiros capítulos de Gênesis demonstram isso. A sequência de ações ali detalhada evidencia de forma muito clara o plano perfeito do Criador. As pessoas, entretanto, normalmente não planejam. Alguns afirmam que não têm tempo para isso; outros preferem usar a filosofia Zeca Pagodinho, “deixa a vida me levar”. Há ainda os que pensam que planejar não é muito espiritual, pois o Espírito Santo é que precisa conduzir a nossa vida.

Toda pessoa precisa ter uma visão de futuro e planos alinhados a essa visão para fazer diferença no seu contexto e na sua geração. Um dos grandes problemas das pessoas é que elas continuam fazendo o que sempre fizeram e ainda esperam atingir resultados diferentes. Daí, entram em crise e, em seguida, em um estágio de manutenção que gera a mesmice. Planejar é criar caminhos novos para tornar a vida relevante e deixar marcas no mundo.

Às vezes, o planejamento é visto como algo pouco espiritual. Primeiro, isso normalmente não é ensinado na Igreja. Segundo, as demandas da vida são tão grandes que mexer com planejamento pessoal parece não ser algo importante. No entanto, pouca gente lembra que na criação do mundo Deus tinha um plano e fez tudo em ordem prioritária durante seis dias. Quando Deus mandou Josué derrubar as muralhas de Jericó, havia um plano; quando Deus chamou Gideão para a batalha, havia um plano bem detalhado; quando vamos falar do Evangelho, apresentamos o plano de salvação; para a segunda vinda de Jesus, há um plano. Então, por que não seria espiritual ter um plano na sua vida pessoal?

Alguns motivos impedem as pessoas de iniciarem um planejamento. O primeiro deles é a falta de foco na vida. Os planos de uma pessoa são reflexo do seu foco. Quem tenta fazer muita coisa ao mesmo tempo acaba não fazendo nada. Uma pergunta interessante para se fazer é: “Se sua vida fosse um revolver com apenas uma bala, onde gostaria de acertar esse tiro?”.

De outro lado, existem algumas implicações práticas do não-planejamento. Não planejar significa planejar o fracasso. Não existe meio termo nessa área. Muita gente imagina que não planejando, as coisas vão continuar como sempre foram.

- Continua após a publicidade -

Surge, então, a pergunta: Qual o propósito de planejar? Uma provável resposta é: cumprir o propósito de Deus nesta geração e deixar marcas no mundo. Um planejamento pessoal garante que a pessoa está caminhando para o lugar certo, da forma correta, com as estratégias corretas e alvos mensuráveis. Planejar é alinhar a visão de Deus para a sua vida, ter um foco e acertar a sua flecha no alvo.

Mais Artigos

- Publicidade -

Comunhão Digital

Continua após a publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

Entrevistas