23.3 C
Vitória
sábado, 20 abril 2024

Quase 60 mil pessoas tem foro privilegiado no Brasil

A escalada do preço dos combustíveis é resultado da política tarifária da Petrobras, agravada pela crise econômica mundial. Foto: Reprodução Web

Está marcada para 2 de maio a retomada do julgamento da ação que limita o alcance da prerrogativa de foro.

Números exatos divergem, mas são pelo menos oito vezes maiores do que em outras nações. Segundo um levantamento da Folha de São Paulo publicado nesta terça-feira (24), pelo menos 58.660 pessoas que ocupam 40 tipos de cargos tem tratamento diferenciado na justiça.

Deputados, Senadores e Presidentes da República são julgados no Supremo Tribunal Federal (STF). Governadores e Desembargadores são levados para o Supremo Tribinal de Justiça (STJ). Outros cargos como vereadores, comandantes de polícias e bombeiros, titulares de empresas públicas, também são beneficiados com o chamado foro especial.

De acordo com a pesquisa, São Paulo é o estado com o maior número de pessoas com foro, 7.231 autoridades. O benefício existe para proteger autoridades, como parlamentares, de interferências políticas locais. Mas, na prática, tem virado biombo para muitos fugirem da Justiça devido à morosidade nos julgamentos.

A restrição do foro está sendo discutida no STF e na Câmara. Está marcada para 2 de maio a retomada do julgamento da ação que limita o alcance da prerrogativa de foro. Oito dos 11 ministros já votaram favoravelmente à restrição, mas ainda faltam três votos. No entendimento da corte, o foro deve valer apenas para crimes cometidos durante o mandato ou que tenham a ver diretamente com ele.

- Continua após a publicidade -

Com informações da Folha de São Paulo


Leia mais

Eleições 2018: Religião x Política
Número de políticos ligados a igrejas deve crescer em 2018

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -