24.9 C
Vitória
quarta-feira, 24 abril 2024

Pesquisador americano quer comprovar história de Êxodo

O pesquisador americano Richard Elliott Friedman, de 71 anos, lançou o livro “The Exodus”
Para comprovar saga de Moisés e israelitas no Egito, descrita em Êxodo, o pesquisador usa textos das Escrituras e dados. Foto: Google

O pesquisador americano Richard Elliott Friedman, de 71 anos, lançou o livro “The Exodus”.  Ele apresenta textos na Bíblia e usa dados arqueológicos para comprovar história de Êxodo.

No livro, Friedman apresenta textos das Escrituras Sagradas e dados arqueológicos para defender que existem indícios históricos da saída dos judeus do Egito, liderados por Moisés. Passagem é registrada no livro de Êxodo.

O pesquisador usa dados arqueológicos na intenção de comprovar a história de Exôdo. Ele também apresenta estudos que comprovam a semelhanças entre artefatos egípcios do fim da Idade do Bronze (época do Êxodo) e a cultura israelita.

Com fontes extra bíblicas, ele faz uma comparação entre dois dos poemas mais antigos da Bíblia. São eles, “A Canção do Mar”. Esse relata a vitória do Deus bíblico (Yahweh) sobre as forças do faraó. E o outro é “A Canção de Débora”. O poema fala do confronto entre os israelitas e os cananeus na conquista da Terra Prometida.

Segundo o pesquisador, a reunião de tribos que formou o povo de Israel de fato surgiu na própria terra de Canaã. Os levitas, vindos do Egito, teriam se juntado ao grupo um pouco mais tarde, trazendo consigo a crença em Yahweh. Esse ‘deus do deserto’ é mencionado pela primeira vez em textos egípcios que versam sobre nômades semitas.

- Continua após a publicidade -

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -