24.9 C
Vitória
quinta-feira, 28 março 2024

Pesquisa americana mostra heresias das igrejas modernas

Uma pesquisa realizada pela LifeWay Research com 3 mil americanos mostram evangélicos com opiniões em desacordo com preceitos bíblicos.
A mostra foi realizada entre 25 de fevereiro e 5 de março de 2014 com 43 perguntas sobre fé, abordando temas como pecado, vida após a morte e a salvação expressa pela Bíblia. A margem de erro é de 1,8% e 95% de confiança no resultado.
O resultado mostra que a maioria dos americanos acredita em céu, inferno, discordam sobre a mistura de religião e política, e sobre a Bíblia. E poucos prestam muita atenção aos sermões do seu pastor ou se vêem como pecadores.
Stephen Nichols, diretor acadêmico oficial da Ligonier Ministries, diz que o estudo tinha a intenção de “medir como está a saúde teológica da América”.
Fundador e presidente da Ligonier, RC Sproul, diz: “O que está expresso através desta pesquisa é a influência grande do humanismo, das coisas humanas no meio da igreja”.
Entre as conclusões do estudo está que dois terços (67%) dos americanos acredita que o céu é um lugar real. Pouco menos da metade dos americanos (45%) dizem que há muitos caminhos para o céu, que entra em conflito com as visões tradicionais sobre a salvação que é a ligação pela fé em Jesus.
Cerca de metade dos americanos (53%) dizem que a salvação é somente em Cristo. Quatro em cada 10 (41%) dizem que as pessoas que nunca ouviram falar de Jesus ainda podem entrar no céu. E 3 em 10 (30%) dizem que as pessoas terão a oportunidade de seguir a Deus depois que morrerem.
Cerca de 6 em cada 10 americanos (61%) dizem que o inferno é um lugar real. Mas, no geral, os americanos não parecem muito preocupados com o pecado ou a ser enviado para o inferno. Dois terços (67%) dizem que a maioria das pessoas são basicamente boas.
Menos de 1 em cada 5 americanos (18%) dizem que até mesmo pequenos pecados deveria levar à condenação, enquanto cerca de metade (55%) dizem que Deus tem um lado de ira em relação ao pecado.
A maioria dos americanos (71%), e em particular os protestantes (82%) e católicos (87%), dizem que as pessoas devem se esforçar para chegar à salvação. Dois terços (64%) dizem que apenas dando o primeiro passo a Deus têm a salvação pela graça.
Muitos norte-americanos não se importam em estar ligados a alguma igreja. Cerca de metade (52%) dizem que cultuar a Deus sozinho ou com a família em casa é tão bom quanto ir à igreja.
Mais de metade (56%) acredita que os sermões do seu pastor não têm autoridade na sua vida, enquanto que um pouco menos de metade (45%) diz que a Bíblia foi escrita para cada pessoa a interpretar como quiser.

Crença no Espírito Santo e na Bíblia

Cerca de 7 em cada 10 (71%) dos americanos acredita na Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Mais da metade dos evangélicos (59%), por exemplo, dizem que o Espírito Santo é uma força. Dez por cento não tem certeza, enquanto 31% acreditam que o Espírito é uma pessoa. Mais de 1 em cada 7 americanos (15%) dizem que o Espírito Santo é menos divino do que Deus Pai e Jesus. Um terço (33%) acredita que Deus o Pai é mais divino do que Jesus. Um em cada cinco (19%) diz que Jesus foi a primeira criatura feita por Deus.
Cerca de metade dos americanos (48%) acredita que a Bíblia é a Palavra de Deus. Quatro em cada 10 (43%) diz que a Bíblia é 100% precisa, enquanto que uma parcela similar de americanos (41%) diz que é útil, mas não literalmente verdadeira.
Evangélicos (76%) são os mais propensos a dizer que a Bíblia é exata. Protestantes (50%) e católicos (49%) acreditam que Bíblia é útil, mas não literalmente verdadeira.
Cerca de 4 em cada 10 (42%) americanos e mais de metade (55%) dos não-cristãos, dizem que as igrejas não devem se manifestar quando o assunto é política.
Entre os grupos cristãos, católicos (47%) e protestantes (44%) quer menos política na igreja.
Menos de metade (48%) dos americanos diz que o sexo fora do casamento é pecado. Protestantes (44%) e católicos (40%) não vêem o sexo fora do casamento como pecado.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -