27.2 C
Vitória
quinta-feira, 28 março 2024

Padrão FIFA

Padrão FIFA
Por João Carlos Marins

A realização da Copa do Mundo de Futebol no Brasil vem levantando uma série de questões e, certamente, tem servido e continuará a servir para um conjunto de reflexões a partir do seu advento. Experimentamos atraso na construção das arenas, problemas na busca da solução para questões relacionadas à mobilidade urbana, dualidade de humor no relacionamento entre as autoridade brasileiras e gestores da Fifa, disparidade absurda entre os valores previstos para os investimentos e os que foram efetivamente gastos e muito mais. Há muito “pano pra manga”.

Chego a pensar que, se os postulantes ao cargo máximo do Governo brasileiro quiserem, têm pauta de sobra a ser discutida e muita coisa a ser modificada no jeito de se fazer política e de gerir a coisa pública. No bojo de tudo isso ainda está a questão do Padrão Fifa. Nesse mister, todos decidimos querer Hospital Padrão Fifa, Educação Padrão Fifa, Transporte Padrão Fifa … enfim, acabamos de descobrir um novo padrão que deverá ser o balizador de tudo aquilo que queremos neste nosso Brasil varonial.

Quando Noé construiu a Arca, não havia Padrão Fifa. Nem mesmo quando Moisés construiu o Tabernáculo no deserto do Sinai havia Padrão Fifa. Mas, em ambos os casos, no transcorrer da leitura das Sagradas Escrituras, vemos que tanto um quanto outro fizeram suas magníficas obras segundo o Modelo que Deus havia determinado. Podemos conferir isso em Gênesis 6.22 e Êxodo 39.43, dentre outras citações. Hoje, antes de me dedicar a esta meditação, numa turnê de Transcol entre um bairro e outro, assiste à cena comum de um jovem, sem a menor cerimônia, pulando a roleta e, logicamente, deixando de pagar a tarifa [neste caso, nós pagamos por ele]. Esse é um dos muitos exemplos que poderíamos trazer à luz, como o ato de jogar lixo no chão, derrubar produtos dentro das lojas e deixá-los caídos, ocupar lugar reservado para grávidas, idosos etc, faltar com o respeito para com autoridades, sejam elas pais, chefes, professores, líderes religiosos, dentre outros… e assim vamos assistindo ao quanto estamos distantes do Modelo.

- Continua após a publicidade -

Podemos mesmo evocar o Padrão Fifa para tudo o que quisermos. Aliás, precisamos experimentar o quão bom deve ser viver no seio de uma sociedade padronizada estruturalmente, que esteja viva sob leis justas, sujeita a um tipo de governo imune à corrupção, que tenha códigos de ética e valores que promovam melhor sensação de bem-estar. Nem Carnaval nem o futebol, ou qualquer outro evento sócio-cultural, já não bastam para saciar tanta carência social em nossa nação. Mas há um preço. Não haverá Padrão Fifa numa sociedade que pretende ser sustentável, sem o pagamento de um preço. Precisamos mudar individualmente, seja na práticas de Padrões Fifa Pessoais, seja na observação do Modelo de Vida que Deus tem deixado como legado para cada um de nós através da Bíblia.

Engana-se aquele que pensa que a Bíblia é o Livro do Crentes. Ela é o Livro dos Católicos Romanos, o Livro dos Espíritas, o Livro de Todos os Místicos, o Livro de Todos os Homens.Queremos o Padrão Fifa. Individualmente, precisamos trazer para as nossas práticas o Modelo de Deus, o Padrão de Vida que o Senhor deixou como legado para nós. Aí sim, seremos uma sociedade sustentável. Nisso pensai!

Pastor e especialista no tema responsabilidade social

Mais Artigos

- Publicidade -

Comunhão Digital

Continua após a publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

Entrevistas