31 de outubro – Os pilares da Reforma Protestante

A reforma

Hoje comemoram-se os 500 anos da Reforma Protestante, iniciada em 31 de outubro de 1517, na Alemanha, com uma atitude corajosa do monge Martinho Lutero que publicou suas 95 teses. Ele protestou em frente à igreja do Castelo de Wittenberg, contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica Romana.

Resumidamente, as proposições teológicas que serviram como pilares da Reforma Protestante são os chamados Cinco Solas – frases latinas que surgiram para enfatizar a diferença entre a teologia reformada protestante e a teologia católica romana.

Sola, vem do latim e significa “somente” ou “apenas”, na língua portuguesa. E os cinco solas são: Sola Fide (somente a fé), Sola Scriptura (somente a Escritura), Solus Christus (somente Cristo), Sola Gratia (Somente a Graça) e Soli Deo Gloria (somente a Deus a glória. Esses são os pilares da Reforma Protestante.

O pastor

Hernandes Dias Lopes, natural de Nova Venécia-ES. Casado com Udemilta Pimentel Lopes, pai de Thiago e Mariana.

Foi pastor da Primeira Igreja Presbiteriana de Bragança Paulista no período de 1982 a 1984 e desde 1985 é o pastor titular da Primeira Igreja Presbiteriana de Vitória-IPB. Também é membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil, diretor executivo da Luz para o Caminho e pastor colaborador da Igreja Presbiteriana de Pinheiros em SP.

É conferencista e escritor, com mais de 100 obras disponíveis em seu site.


Leia também: 31 de outubro – Os pilares da Reforma ProtestanteNos 500 anos da Reforma: falta reformar o coraçãoPor que comemorar os 500 anos da Reforma Protestante?Igrejas cristãs do Brasil comemoram os 500 anos da Reforma Protestante 

Aproveite as promoções especiais na Loja da Comunhão!